Trinta e dois profissionais da segurança pública, sendo 17 policiais militares, nove policiais civis, quatro policiais penais e dois agentes do sistema socioeducativo que atuam no município de Sinop, distante 500 km de Cuiabá, participaram no final de semana (20 e 21) do curso “APH de Combate – MARC1”. A qualificação foi viabilizada por meio da destinação de R$ 22.500,00, oriundos de Acordos de Não Persecução Penal celebrados pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Sinop.
A promotora de Justiça Roberta Cheregati Sanches explica que os valores foram viabilizados por intermédio do Conselho Comunitário de Segurança. Com carga horária de 16 horas, divididas em dois dias de aulas teóricas e oficinas práticas, o curso capacitou os participantes para aplicarem as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em si mesmo e em outra pessoa que necessite de atendimento de urgência após um confronto armado ou outras situações de emergência.
A qualificação foi ministrada pelos instrutores da empresa Tiger Tactical Training, cujo corpo docente é composto por operadores e instrutores com vasta experiência em unidades de Operações Especiais, inclusive estrangeiras e que tem como coordenador o policial e médico do Grupo TIGRE da Polícia Civil do Paraná, Doutor Sérgio Maniglia, o “Doc”, que é precursor e referência dessas técnicas no Brasil.