Lançada na manhã desta terça-feira (28) a Árvore da Esperança 2023 é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, cujo objetivo é proporcionar um fim de ano com mesa farta e presentear centenas de famílias em situação de vulnerabilidade do município.
Os empresários e população em geral, que queiram adotar uma família para fazer a doação, basta entrar no site da prefeitura e acessar a aba da Secretaria de Assistência Social, onde terão acesso as famílias cadastradas.
O processo neste ano está sendo realizado virtualmente devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até o ano passado, uma árvore estava presente no hall de entrada do Paço Municipal com cartões com informações de famílias que poderiam ser assistidas pela comunidade.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, observou que o acesso pela internet facilita para as pessoas que participam dessa ação. “Nem precisam vir aqui retirar o cartão da árvore, é um formato virtual, é só entrar no site da Prefeitura, na Assistência Social, vai ter um espaço onde a pessoa clica e lá vai ter as famílias. Qualquer pessoa pode entrar”, orientou.
Outra mudança é a forma de entrega dos presentes e cestas de natal. “Agora, a própria pessoa que vem através do site retirar o seu cartão, ela que diz onde vai ser que ela quer entregar. Se ela quer entregar, enquanto a empresa, por exemplo, na empresa, nós vamos ligar para as famílias e as famílias vão até as empresas para receber. Ou também no CRAS, que é o nosso Centro de Referência da Assistência Social. A gente marca um horário, a família vai até lá, a empresa vai até lá e a gente realiza a entrega para as famílias”, detalha Janice.
Presente na cerimônia de lançamento da Árvore da Esperança, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (ACILVE), o empresário Vilson Kirst, conclamou os empresários a participarem dessa importante iniciativa.
“Nós da Acilve estamos apoiando o Natal da Esperança, que com certeza envolve todos nós, envolve toda sociedade. Vamos fazer um chamamento especial aos nossos empresários a contribuir, pois é muito prazeroso ajudar aquelas pessoas que mais necessitam. O natal é uma data muito especial”, descreveu Kirst.
As cerca de 300 famílias que serão inseridas como beneficiárias na Árvore da Esperança estão inclusas no cadastro da Assistência Social de Lucas do Rio Verde.