Um abaixo-assinado feito por pacientes e acompanhantes do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá denunciou uma série de irregularidades, principalmente em relação à falta de higiene, na unidade de saúde. Eles entregaram o documento, contendo cerca de 50 assinaturas, nessa sexta-feira (25) à administração do hospital.
Acompanhando a mãe que está internada no hospital há quase uma semana, Vera Lúcia Aparecida Peres de Gouveia disse que larvas espalhas pelo chão da enfermaria, depois que um paciente vomitou e a limpeza não foi feita corretamente. “Limparam, mas não limparam embaixo do colchonete onde o paciente estava e, com isso, apareceram bichos no local”, disse.
A falta de esterilização das camas também é motivo de reclamação dos pacientes e acompanhantes, que se uniram e decidiram apontar, no abaixo-assinado, as falhas e solicitar uma limpeza mais profunda na sala, além do conserto do ar-condicionado.
Sem ar-condicionado, os pacientes ficam no calor e se viram como podem. Alguns levam ventiladores de casa e fazem uma adaptação acima da cabeceira da cama.
Vera contou que no mesmo dia em que protocolaram o abaixo-assinado uma limpeza melhor. “Teriam que fazer uma limpeza todos os dias. Nós reclamamos e arrumaram o ar-condicionado, mas a sala do pessoal ao lado que não fez parte do abaixo-assinado está com o ar-condicionado com defeito”, afirmou.
“Estou com cálculo renal, estou aguardando essa transferência. Tem uma pedra que está parada entre a bexiga e a uretra”, contou.
Ele também fez parte do abaixo-assinado. “Os funcionários não têm estrutura para trabalhar”, disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a superlotação é em decorrência da crise na saúde pública em todo o estado e que a população que precisa de tratamento procura atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá.
Sobre a limpeza na unidade, a secretaria ainda não se manifestou.