“A ZPE de Cáceres vai sair do papel e trazer desenvolvimento para a Região Oeste de MT”, afirma governador

Mauro Mendes destacou importância da obra para o Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

“A ZPE de Cáceres vai sair do papel e trazer desenvolvimento para a Região Oeste de MT” afirma governador 2020 09 01 16:02:23
Governador Mauro Mendes e comitiva vistoriam obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres - Foto por: Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes fez uma vistoria nas obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso na manhã desta terça-feira (01.09), em Cáceres. Durante a visita, ele autorizou o início do projeto para investimento em água, energia elétrica e asfaltamento do loteamento.

As obras foram retomadas pelo Governo do Estado no final do mês de fevereiro, após mais de 30 anos de espera.

A ZPE era um sonho de mais de 30 anos, que foi implantado aqui em Mato Grosso e ficou no papel. A obra começou em 2016, passou por licitação, parou. Em 2017, foi retomada, mas ainda temos um desafio grande de inaugurá-la e, consequentemente, gerar empregos e promover o desenvolvimento na Região Oeste, que também merece esta atenção especial”, destacou o governador.

As obras da ZPE são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), por meio da empresa Primus Incorporação e Construção Ltda. Ao todo, o prazo de conclusão da obra é de 15 meses.

O secretário Marcelo de Oliveira explicou que aproximadamente 15% dos serviços já foram realizados. Foram concluídas as fundações de todos os blocos da obra e estão em andamento os serviços de terraplanagem e alvenaria em alguns trechos, que seguem dentro do cronograma previsto.

e242590d a63c f561 434e abefbf4dd5d6?t=1598978226003+&imageThumbnail=3

O investimento estimado é de R$ 15,4 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic), sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Segundo o secretário César Miranda, titular da Sedec, A ZPE facilitará a vinda de investimentos para o Estado.

“Será interessante para que os investidores que queiram exportar tenham um recinto alfandegado, com benefícios fiscais não só do Estado, mas do Governo Federal no que se refere à zona de exportação. Também estamos trabalhando para fomentar novos investimentos e colocar a ZPE para funcionar”, destacou.

A conclusão da obra vai possibilitar a ampliação da competitividade para as exportações de Mato Grosso, já que vai permitir a instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior, que terão acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específico.

ec3245ef 17ba c03d 52df 6bc2a9fa6035?t=1598978225723+&imageThumbnail=3

Para o deputado Valdir Moretto, a ZPE representa o desenvolvimento econômico ao município. “Essa obra trará maior desenvolvimento primeiro para Cáceres, segundo para a Região Oeste, mas principalmente, para todo Estado de Mato Grosso. As obras estão a todo vapor e a visita do governador no local mostra como o Governo do Estado está comprometido com a nossa região”, disse o Moretto.

Também acompanharam a vistoria os secretários estaduais Marcelo de Oliveira (Sinfra), Gilberto Figueiredo (Saúde), Nilton Borgatto (Seciteci), Nilton de Britto (adjundo da Sinfra) e Jefferson Moreno (ajunto de Turismo), o deputado federal Neri Geller e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Wilson Santos, Max Russi e Dr. Leonardo Albuquerque.