À espera do coronavírus, Mauro Mendes faz compra emergencial de máscaras e álcool em gel

Fonte: OLHAR DIRETO

Foto: Ricardo Giusti / CP

O governador Mauro Mendes (DEM), através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicou na quinta-feira (12), um Termo de Referência para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e insumos. No total, serão contratados mais 142 mil unidades de materiais específicos, como máscaras e álcool em gel, de forma emergencial. A intenção é se prevenir para uma possível chegada do coronavírus em Mato Grosso.

Dentre os itens mencionados na TR, estão luvas em látex, máscaras cirúrgicas e de proteção, aventais cirúrgicos e álcool em gel; os materiais irão suprir as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen), dos Hospitais Regionais e ainda formarão um estoque estratégico.

Mesmo sem casos confirmados do COVID-19 em Mato Grosso, o Estado já toma as medidas de prevenção e atua no sentido de monitorar os possíveis casos. Nesta quinta-feira (12.03), o Estado também promoveu a 2ª reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT); o encontro possibilitou a tomada de decisões estratégicas ligadas ao monitoramento e combate à propagação do vírus que circula pelo mundo.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, a atual gestão está atenta aos contextos futuros. “Nós estamos trabalhando no planejamento de organização das equipes e preparando nossas unidades. Além de lançar um edital de aquisição emergencial de insumos e equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde, o Governo do Estado também fará uma reunião preventiva para identificar possíveis leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva em hospitais privados. Estamos pensando em todas as possibilidades para, caso seja necessário, ampliar a assistência no Estado”.

Os fornecedores podem manifestar interesse pelo Sistema de Aquisições Governamentais (SIAG), por meio deste link.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]