Os comerciários que precisam utilizar o transporte público para ir e voltar do trabalho na capital, encontraram nesta segunda-feira (4) 70% da frota de ônibus em circulação nas ruas. A medida atende a uma reivindicação da Fecomércio-MT, que protocolou um ofício na Prefeitura de Cuiabá, na quinta-feira (30), onde solicitou o aumento na quantidade de veículos.
Desde que foi anunciado em março o fechamento do comércio em Cuiabá, como forma de combater a disseminação da Covid-19, o serviço de transporte público estava operando com 111 ônibus, equivalente a um terço do total de coletivos. Mesmo com a retomada gradual do comércio, em meados de abril, os ônibus continuaram em 30%.
Segundo o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, “a preocupação era com as aglomerações de pessoas nos pontos de ônibus e até mesmo dentro dos veículos. E nesta segunda-feira era indispensável o aumento da frota de ônibus, já que os trabalhadores do setor de serviços retornaram às suas atividades”.
A decisão atende ao decreto 7886/2020 e integra a segunda etapa do plano de retomada gradativa da economia, com o funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviço em horário reduzido, das 8h às 14h. As demais atividades, a do comércio, por exemplo, estão desempenhando o expediente das 10h às 16h.
As estações Alencastro, Bispo, Dom José e Ipiranga, também voltaram a funcionar, restringindo a entrada apenas pela porta dianteira. A entrada dos trabalhadores nos ônibus é permitida somente para quem estiver utilizando máscaras de proteção facial, e portando o crachá, ou uniforme. A carteira de trabalho também serve como comprovante da necessidade de utilizar o ônibus.