53% das vítimas fatais da covid-19 em Mato Grosso eram hipertensas

Fonte: GAZETA DIGITAL

1 448

Entre o dia 3 de abril e este domingo (14), 213 pessoas já perderam a vida em Mato Grosso por complicações decorrentes da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em seus boletins diários, divulga informações sobre as vítimas e, a partir da análise desses dados sabemos que do total de óbitos apenas 16 pessoas não eram do grupo de risco e não apresentavam nenhuma comorbidade.

 

A doença mais presente entre as vítimas fatais da covid-19 no Estado foi a hipertensão. Dentre as 213 pessoas que morreram com o novo coronavírus, 114 (53.52%) sofriam dessa doença. E, entre os hipertensos, 86 também tinham mais uma, duas ou três doenças ao mesmo tempo.

 

 

A diabetes foi a segunda doença que mais apareceu entre as vítimas fatais. Segundo os dados da SES, 79 (37.08%) das 213 pessoas que morreram pela covid-19 eram diabéticas. E, dessas, 70 sofriam de outras doenças concomitantemente.

 

A cardiopatia aparece em terceiro lugar, tendo sido registrada no histórico médico de 42 (19.71%) pacientes. Na sequência, os dados da secretaria apontam que 26 (12.20%) das vítimas fatais da covid-19 em Mato Grosso eram obesos.

 

Em seguida, a doença renal foi registrada em 17 (7.98%) pessoas e a pneumopatia em 10 (4.69%). Já a neoplasia e a Doença pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foram constatadas em 3 (1.40%) das vítimas fatais. Câncer, asma e tabagismo em 2 (0.93%).

 

Dentre os 213 pacientes que perderam a vida em decorrência de complicações da doença pandêmica, a SES registrou um caso de cada uma das seguintes doenças: hepatopatia, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), pneumonia, sequela poliomielite, tuberculose, broncodisplasia, um de rinite alérgica, doença vascular crônica, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), disfunção hepática, alzheimer, artrite e hipotireodismo.

 

Com relação a 19 (8.92%) das 213 vítimas fatais, a secretaria ainda investiga se eles tinham algum tipo de doença.

 

A soma do número de ocorrência das doenças ou dos percentuais é superior a 213 ou 100% porque a maioria das vítimas sofria de mais de um tipo de comorbidade, portanto somam em mais de uma categoria.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!