A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a Operação Resquício, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armas de fogo na região de Cáceres. A ação resultou no cumprimento de 41 mandados judiciais, sendo 13 de prisão preventiva, seis de busca e apreensão e 22 de medidas cautelares diversas.
As investigações tiveram início em abril de 2023, após denúncias de que uma residência no bairro Jardim Marajoara era utilizada como base para a venda de drogas. Com o aprofundamento das investigações, a polícia descobriu uma complexa rede de comunicação entre os membros da organização criminosa, que atuava não apenas no tráfico de drogas, mas também no comércio ilegal de armas de fogo, fortalecendo a estrutura criminosa na região.
As ações foram realizadas de forma conjunta pelas equipes da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Regional de Cáceres, com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especial de Fronteira (Defron), CanilFron e também da Força Tática e 6º Batalhão da Polícia Militar. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Cáceres, Mirassol d’Oeste e Cuiabá.
O delegado regional de Cáceres, Higo Rafael Ferreira de Oliveira, destacou a importância da operação para a segurança da região. “Essa ação demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater o crime organizado e garantir a tranquilidade da população”, afirmou.