O terceiro candidato mais votado nas eleições ao Senado em 2018, Carlos Fávaro (PSD), aguarda a oficialização da cassação de Selma Arruda para fazer o requerimento de posse do cargo para senador em Mato Grosso.
A Mesa Diretora do Senado Federal confirmou nesta quarta-feira (15) a cassação do mandato da senadora juíza Selma Arruda (Podemos). A decisão será publicada nesta quinta-feira (16) no “Diário Oficial da União” e no “Diário do Senado”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia cassado o mandato da parlamentar em dezembro do ano passado por abuso de poder econômico e caixa 2 nas eleições de 2018.
Uma nova eleição estava marcada para 26 de abril e tinha sido determinada pela Justiça Eleitoral para escolher o substituto da senadora.
No entanto, o TSE decidiu adiar a eleição, em meio às medidas para evitar a circulação e a aglomeração de pessoas e a transmissão do novo coronavírus. Ainda não há nova data para o pleito.
Enquanto o pleito estiver adiado, o candidato que foi o terceiro mais votado na última eleição deve assumir o cargo provisoriamente.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após a suspensão do novo pleito, o órgão aguarda o requerimento de Carlos Fávaro, para expedir e entregar o diploma ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que seja feita a nova posse.
A assessoria de Carlos Fávaro (PSD) informou que o empresário aguarda a publicação do senado. Ele deve formalizar o requerimento para a posse até esta sexta-feira (17).