A Prefeitura de Cuiabá comprou 30 mil testes rápidos para Covid-19 que serão destinados para exames em profissionais da saúde, que trabalham na linha de frente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os materiais foram adquiridos da China e devem chegar ainda neste mês no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vantagem do teste é a agilidade na apresentação do resultado, levando no máximo 30 minutos para que a análise seja realizada.
Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nesse sábado (18), Cuiabá tem 91 casos de Covid-19, entre eles, estão três profissionais da saúde do Hospital Geral.
No início de abril, outros 17 profissionais que trabalham no Centro de Atenção Psicossocial (Caps 3) – que trata exclusivamente da recuperação à dependência de álcool e outras drogas –, em Cuiabá, foram diagnosticados com Covid-19 na unidade.
Na semana passada, oito profissionais de saúde que atuam no Hospital Universitário Júlio Müller foram diagnosticados com Covid-19. Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Segundo a prefeitura, o isolamento social tem sido importante para o trabalho de contensão da transmissão do vírus.
O secretário de saúde do município, Luiz Antonio Possas de Carvalho, afirmou que, casos a medida de isolamento não fosse tomada, Cuiabá poderia estar com mais de mil casos confirmados e cerca de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.