Criar uma rota gastronômica em Lucas do Rio Verde valorizando a culinária local. Este é um dos objetivos do Circuito Gastronômico Temperos do Cerrado que inicia na próxima terça-feira (17). O evento, que prossegue até 31 de outubro, vai reunir profissionais que atuam em restaurantes do município.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer, a ideia de realizar o circuito gastronômico nasceu da pasta de Turismo após mapeamentos feitos no município para o desenvolvimento do setor. “A gente percebeu que os restaurantes, bares, a área alimentícia aqui em Lucas do Rio Verde são um fator muito importante para o turismo e para o desenvolvimento”, explicou.
Para desenvolver o circuito, a secretaria formalizou parceria com o Sebrae. De acordo com a secretaria, o projeto é composto de outras fases. Na primeira, a expectativa que até 18 restaurantes estejam representados. “Existem vários projetos para os próximos anos ainda nesse incentivo, mas o cidadão luverdense já vai poder usufruir esse ano”, ressaltou Luciana.
A proposta é que os profissionais inscritos criem pratos utilizando temperos e produtos locais e agradem ao paladar dos visitantes, criando uma identidade própria do município. “São produtos criados usando elementos do cerrado, aqui do nosso bioma, pratos curiosos, diferentes, com temperos muito diferentes, muito criativos, produzidos especialmente para enriquecer o nosso setor gastronômico e, é claro, atrair cada vez mais o público para o nosso município”, assinala a secretária, destacando que também é uma forma de promover o turismo interno local.
O gerente regional do Sebrae, Renato Ícaro, comemorou a parceria com o poder público e observou que o regulamento criado em parceria prevê que os empreendimentos participantes do circuito criem pratos específicos. “Para que cada um possa se promover de acordo com o prato direcionado para o público que eles têm”, reforçou.
Conforme Ícaro, a população que visitar estes estabelecimentos poderão identificar os ingredientes que fazem parte da rotina, como frango, suíno, soja, milho, entre outros.
Os estabelecimentos participantes receberam consultorias de boas práticas de manipulação visando criar uma segurança alimentar para a própria população no momento de consumir esses alimentos. Além disso, cada prato tem sua tabela nutricional para informar o cliente.
“Consequentemente a gente também vai ter uma ficha técnica onde vai possibilitar com que cada empresário possa é definir o preço, o valor que ele vai ser cobrado. Tudo isso é uma forma de estimular os comerciantes, os empresários da área da gastronomia, que eles sejam incentivados a criar novos pratos e criar uma identidade gastronômica para o município de Lucas do Rio Verde”, ressaltou.
Os estabelecimentos participantes do Circuito Gastronômico Temperos do Cerrado serão identificados, assim como os pratos inscritos.