Dezesseis motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a 3ª Edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste sábado (05.09), no município de Sorriso (a 397 km ao Norte de Cuiabá).
Em duas horas de operação, 80 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s) foram confeccionados e 12 Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram recolhidas.
As abordagens começaram às 23h30 de sexta-feira (04.09) e seguiram até 01h30, na ação que ocorreu na avenida Blumenau, cruzamento com a Natalino João Brescansin.
Ao todo, 150 testes de alcoolemia foram realizados. E 17 veículos, entre carros e motos, foram removidos.
A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada e coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A ação no município de Sorriso marca, a retomada, gradativa, das operações em todo o Estado.
Nesta edição, participaram policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, 2º Pelotão da Força Tática, Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen) e Secretaria Municipal de Esporte.
Punição
A multa para o motorista que é flagrado dirigindo sob efeito alcoólico é de R$ 2.934,70.
No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime.
Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.