Nintendo tem todas as ROMs excluídas de um site de downloads ilegais

O portal RomUniverse já havia perdido uma ação judicial para a Nintendo, mas a empresa decidiu buscar mais repreensões.

Fonte: CenárioMT

Nintendo
O dono do portal perdeu uma ação judicial em maio e deve pagar à Nintendo um total de 2,1 milhões de dólares. Foto: Nintendo/composição

A intensa luta da Nintendo contra a pirataria – especialmente a de seu próprio material – ganhou destaque especial com o caso da RomUniverse e seu proprietário Matthew Storman. Embora o julgamento tenha terminado em favor da empresa em maio, mandatos ainda estão sendo adicionados.

O RomUniverse foi um dos muitos sites ilegais de download de ROM que a Nintendo processou nos últimos anos. O julgamento por violação de direitos autorais previu uma compensação inicial de US$150.000.

Este caso chamou a atenção da comunidade e da imprensa especializada quando Storman decidiu se representar no julgamento. Apesar do otimismo, o tribunal concordou com os japoneses e determinou que eles recebessem uma quantia de 2,1 milhões de dólares.

Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp

Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!


Após esse resultado, a Nintendo decidiu solicitar um mandato adicional para Storm e RomUniverse, alegando que o proprietário do portal continuou a negar que a empresa havia sofrido danos e até questionou se os períodos de direitos autorais ainda estavam em vigor.

A princípio, o tribunal rejeitou o pedido da Nintendo, mas — e aparentemente por causa das declarações de Storman — o caso foi revisado novamente por um juiz, que concluiu que Storman demonstra claramente uma ameaça contínua de infração.

O mandato foi aprovado e a Storman (ou qualquer funcionário da RomUniverse) agora está proibida de realizar qualquer atividade relacionada à cópia, distribuição, venda, execução, exibição, reprodução e assim por diante, com material protegido da Nintendo.

O que são ROMs?

Ao contrário dos emuladores, que são criados do zero e não representam uma violação de direitos autorais, as ROMs são cópias de jogos originais que são transferidas de cartuchos para um arquivo de memória somente leitura (ROM).

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.