Prezados leitores, Concord, o Overwatch da Sony que lançou com menos players do que moradores no meu bairro teve seu destino selado hoje.
A Sony anunciou que o Concord será desativado a partir do dia 6 de setembro. A decisão ocorre apenas três semanas após o lançamento do título, que, segundo a empresa, “não teve o desempenho esperado”.
Os estimados 25 mil jogadores que adquiriram o jogo terão direito a um reembolso total. A Sony também removerá o Concord das lojas digitais.
Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp
Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!
- Aproveite e confira os códigos Free Fire atualizados hoje
Em um comunicado, os desenvolvedores do Firewalk Studios agradeceram o apoio dos jogadores, mas reconheceram que alguns aspectos do jogo e do lançamento inicial não atenderam às expectativas. “Por isso, decidimos desativar o jogo a partir de 6 de setembro de 2024 e explorar opções para melhor alcançar nossos jogadores”, afirmou o estúdio.
O game foi anunciado durante um evento da PlayStation no ano passado. Desde então, o jogo recebeu críticas por sua semelhança com outros títulos do gênero, como “Overwatch”. Muitos jogadores já estavam saturados de jogos de tiro heroicos, e Concord não conseguiu se destacar nesse cenário por uma série de problemas.
Um momento de aprendizado para a Sony
O consenso da comunidade bem antes do lançamento era que a gameplay era sem sal e os personagens eram simplesmente sem sal, o melhorzinho (na minha opinião) que está na imagem acima parecia uma máquina de lavar. E mesmo com a opinião pública sendo absurdamente negativa nos trailers e imagens exibidos pela Firewalk Studios, a Sony e a desenvolvedora do game resolveram ignorar quem as gera dinheiro.
O jogo tem uma gameplay interessante, mas não conta com personagens bons, a empresa levou em conta que “representatividade” é mais importante do que qualquer outro aspecto do game, e por mais que seja um quesito importante, o excesso disso criou uma sequência de bonecos que mais parecem esteriótipos extremamente exagerados do que algo com que o público se identifique, o resultado foi que o game não conseguiu bater 700 jogadores simultâneos no pc.
Já foi dito várias vezes na internet que quando um personagem é feio, é melhor que isso tenha sido escolha do player e não da empresa. Aprendam com Dark Souls/Elden Ring! Ninguém cria algo bonito por aquelas bandas. Nesse caso deixa de ser algo engraçado para virar uma piada ruim, por mais que a variedade de gameplay seja interessante, cliente nenhum quer comprar algo que não parece bom.
O futuro do Concord
Por mais que seja inacreditável que 400 jogadores no PC não consigam suportar um game em live service com custo estimado maior que 200 milhões de dólares. É muito provável que a empresa não queira abandonar o projeto, só resta a nós, players, rezar para que esse fiasco tenha sido um “Sonic feio” no mundo dos jogos, e que eles nos tragam um produto que impressione.
É possível que a Firewalk Studios relançe o Concord como um jogo gratuito ou com um desconto significativo, considerando o alto preço inicial de duzentão. No entanto, o mercado de jogos de tiro é altamente competitivo, com títulos como Deadlock e Call of Duty: Black Ops 6 ganhando popularidade.
Resta saber se o Concord conseguirá se destacar e atrair jogadores em um cenário tão desafiador.