Se você já jogou Fortnite Battle Royale ou um jogo da sua concorrência, como PUBG, mais conhecido como Player Unknown’s Battlegrounds, Counter-Strike ou Call of Duty (COD), esta nota é para você. Você já se perguntou exatamente de onde vem o nome do Battle Royale? Tudo se conecta diretamente a um misterioso romance publicado no Japão no final dos anos 90.
Este trabalho se tornou um filme que, por sua vez, inspirou uma franquia que chegou à indústria cinematográfica. Então, anos depois, em 2017, jogos como Fortnite retornariam ao subgênero dos videogames battle royale em um dos mais preferidos entre jogadores de todo o mundo, além de serem incrivelmente lucrativos.
Qual é a origem do battle royale?
Como já avançamos, o ponto de partida desse tipo de videogame é o livro do escritor japonês Koushun Takami intitulado Battle Royale, publicado em 1999. A premissa do romance era novel: em um Japão governado por um estado fascista imaginário, um grupo de 50 estudantes deve se enfrentar até a morte. Parece familiar?
Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp
Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!
- Aproveite e confira os códigos Free Fire atualizados hoje
Em 2000, um filme baseado nos eventos contados por Takami nas mais de 600 páginas de seu livro, chamado o mesmo que sua fonte original, foi lançado. O filme gerou um número tão grande de vendas que, depois de ser classificado como o maior sucesso de bilheteria daquele ano, uma sequência entrou em produção pouco depois e foi lançada em 2003.
No entanto, isso ainda não explica o que Takami tem a ver com Fortnite. A verdade é que a popularidade do Battle Royale se limitou ao Japão e aos países vizinhos e, com o passar dos anos, tornou-se um produto cult entre seus fãs orientais. Só em 2012 o Ocidente iria desfrutar da premissa criada pelo escritor.
Com a estreia da trilogia literária de Suzanne Collins em 2008, The Hunger Games, que foi muito criticada pelos fãs de Takami pela incrível semelhança da história, uma releitura de Battle Royale chegou às mãos do público americano e latino-americano. Foi assim que foi definitivamente popularizado e chegou aos videogames.
O que significa battle royale?
Antes de continuar, é preciso ficar claro o que a literatura japonesa quis dizer quando chamou seu romance de Battle Royale. Em linhas anteriores, resumimos a base da história: o confronto mortal de um grupo de pessoas em que apenas um sobrevivente poderia permanecer.
De acordo com o dicionário americano Merriam Webster, essa modalidade é geralmente definida como “uma luta ou confronto envolvendo dois ou mais lutadores. Especificamente, aquele em que o último lutador ou participante que sobreviver será declarado vencedor.”
Quem inventou a battle royale dos videogames?
De acordo com um artigo sobre eSports, a inclusão da forma de batalha concebida por Takami no mundo dos videogames se deve a Brendan Greene, um fotógrafo desempregado que jogou em ARMA 2 com o apelido de ‘Player Unknown’.
Um dia, Greene criou um mod para o videogame baseado no filme japonês intitulado Battle royale. A partir de então, é história. Ele se tornou um bilionário e lançou as bases para o resto dos jogos que foram lançados sob a mesma premissa.
Battle royale em videogames
Durante os anos seguintes à estreia do primeiro filme da saga Jogos Vorazes, vários jogos que caíram sob o guarda-chuva do que era considerado battle royale foram lançados ao público. Entre eles, Dota se destaca: “Counter-Strike: Global Offensive e Call of Duty.
Brendan Greene criou um dos jogos battle royale mais bem-sucedidos da indústria, que levava seu antigo nome como jogador. Este é o PUBG, ou Player Unknown’s Battleground. Foi assim que PUBG alcançou o topo e superou os veteranos acima mencionados em popularidade.
No entanto, Fortnite já estava preparando seu modo battle royale e, quando foi lançado oficialmente, a competição real com PUBG começou. Não foi até 2018 que o videogame de tiro colorido finalmente emergiu como o maior fenômeno de produtos transmídia que a indústria de videogames viu até agora.