7 melhores jogos baseados na Mitologia Asteca

Esses jogos são bem conhecidos por se inspirarem ou basearem totalmente sua tradição na mitologia asteca.

Fonte: CenárioMT

Mitologia Asteca
7 Melhores Jogos Baseados na Mitologia Asteca

A cultura mesoamericana que se transformou em um império há muito tempo fascina historiadores, contadores de histórias e jogadores de vídeo. As configurações da antiguidade e suas mitologias têm sido uma avenida explorada de configurações de videogames.

A mitologia grega seria explorada como um cenário em God of War, Hades, Kid Icarus e a franquia Assassin’s Creed. Este último também exploraria a mitologia egípcia no título Origins. Com sucesso, God of War passaria a fazer a transição para o reino da mitologia nórdica, anteriormente melhor utilizado pelo Max Payne original. No entanto, a mitologia asteca não recebeu a mesma atenção que as outras.

Embora muitos jogos tenham mergulhado os dedos dos pés nos designs e estilos da estética asteca, poucos baseados jogos inteiros em torno da mitologia e da cultura. Abaixo estão os melhores títulos que fizeram jogos memoráveis baseados no mito asteca.

Asteca: A Maldição No Coração Da Cidade De OuroAsteca A Maldicao No Coracao Da Cidade De Ouro

Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp

Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!


Um título curioso nos anais da história dos videogames de aventura, Aztec: The Curse in the Heart of the City of Gold é uma exploração brilhante da tradição, mas também um título consideravelmente educacional. Lançado no PC e PlayStation em 1999, este jogo apresentaria cutscenes cinematográficas 3D completas com voz para contar histórias em meio a um formato tradicional de apontar e clicar. Em uma montagem madura e pensativa de rituais e costumes astecas, a história coloca o jogador no papel de um caçador asteca chamado Pequena Serpente que testemunha o assassinato de um nobre.

A partir daqui, o protagonista recebe um ornamento sem pescoço do nobre morto e o leva a um poeta no Tlatelolco. Envolto em amplos textos que dão cobertura aprofundada dos costumes astecas e do conhecimento histórico, é um conto de mistério de assassinato inspirado ambientado no coração de um assentamento asteca.

Loki: Heróis Da Mitologia

Herois Da Mitologia

Loki: Heroes of Mythology é um RPG de ação que assumirá a tarefa invejável de misturar várias mitologias, tudo sob a bandeira de um título. A história está longe de ser labiríntica, o jogador deve selecionar um protagonista para derrubar o deus egípcio Seth, que está tomando seu governo do caos e do deserto para causar estragos em várias mitologias. O que Loki faz bem é capturar as quatro configurações e eras mitológicas que abrangem gregos, egípcios, nórdicos e astecas.

Na vertente asteca da campanha, o jogador assume o papel de um xamã asteca masculino ou feminino e se aventura em um cenário de selva mesoamericano. Um título curioso, Loki: Heroes of Mythology só recebeu críticas médias para muitos sentiram que Diablo fez o que este jogo ofereceu, mas melhor.

Shadow Of The Tomb Raider

Shadow Of The Tomb Raider

A parte final da trilogia de reinicialização de Tomb Raider recebe uma enorme quantidade de inspiração da mitologia asteca. Enquanto o jogo de abertura da trilogia Survivor coloca Lara em uma mítica ilha japonesa, o segundo jogo acontece nas profundezas da Sibéria, e o terceiro jogo coloca Lara na cidade perdida de Paititi. É neste cenário exuberante e vibrante que a influência asteca do jogo ganha vida. Tanto o cenário do jogo quanto suas batidas de história deram vida a uma mistura de mitologia inca, maia e asteca.

Das roupas aos personagens e ao design de arte, todos são baseados nos relatos históricos dos assentamentos astecas, maias e inca. Trabalhando ao lado de historiadores para garantir a precisão, Shadow Of The Tomb Raider é um dos melhores jogos para retratar e capturar a mitologia asteca e sua rica tradição.

Grim Fandango

Grim Fandango

Apesar de ser um fracasso comercial em seu lançamento em 1998, Grim Fandango é uma das criações mais originais da LucasArts e um título amado até hoje. Parte do apelo magnético e único de Grim Fandango é sua mistura de verve de filme noir dos anos 1950 e mitologia asteca da vida após a morte. Neste coquetel único de estilos, o jogador assume o papel de Manny Calavera, que guia o recém-falecido em um cenário dos anos 50, Terra dos Mortos a caminho da Terra do Descanso Eterno. Em design, o jogo é construído em torno da concepção asteca da vida após a morte, mas em estética e tom é um noir dos anos 1950.

 

Em uma captura exclusiva do humor da LucasArts visto nos títulos de Sam e Max, Manny é, de fato, um agente de viagens, ajudando essas almas. Sua jogabilidade não envelheceu a melhor, mas Grim Fandango continua sendo um título seminal para o gênero de aventura e não um a perder.

Aztaka

Aztaka

O Aztaka foi lançado no Windows e no Max OS em 2009, como uma espécie de mistura entre as aventuras de rolagem lateral e apontar e clicar do passado. O jogador assume o papel de Huitzilo, um guerreiro asteca em uma busca para apaziguar os deuses irritados ou seu mundo enfrentará a ruína. O jogo tem um estilo clássico de controle de PC com as teclas WASD e o mouse para botões de ação e ataque.

Um título para aqueles que gostam do cenário e da verve asteca, o estilo de animação 2D captura o período maravilhosamente e a travessia de ambientes na jogabilidade é cativante. A história em si envolve Huitzilo coletando sete fotografias para samar os Deuses nesta reinterpretação inteligente e imaginativa das batidas da mitologia asteca.

Deuses esquecidos astecasDeuses esquecidos astecas

Tomando a mitologia, os designs e a arquitetura asteca e misturando-a com a tecnologia futurista, os Deuses Esquecidos Astecas reimaginam a mitologia asteca em um pacote de aventura de ação contemporânea. A história coloca o jogador no papel de Achtili, uma jovem mulher que desperta Deuses Antigos depois de descobrir um artefato que lhe concede o superpoder de voar. A captura do design americano Mezo através do estilo de arte é a característica de destaque do jogo. Ícones e deuses são retratados em uma mistura original de suas representações na tradição e no cenário futurista do mundo de Tenochtitlan.

Além das batidas e do design astecas, é a capacidade de voo que faz com que os Deuses Esquecidos Astecas se sintam singulares em títulos contemporâneos de ação e aventura. Aqueles que procuram a mitologia asteca trazida à vida em uma aventura de ação espirituosa devem dar atenção aos Deuses Esquecidos.

AztezAztez

Aztez é uma tomada verdadeiramente criativa de um gênero e um cenário histórico em um brilhante título independente. Lançado em 2017 para Windows, macOS e Linux, Aztez pega a fórmula familiar de uma batida de rolagem lateral e a coloca no Vale do México do final do século XV. Tomando uma inspiração estilística do clássico do Wii MadWorld, o design artístico de Aztez é em tons de cinza, com apenas a cor vermelha vindo para a representação de sangue.

Onde Aztez, mais bem-sucedido é uma direção gráfica distinta que faz com que seu cenário asteca pareça vibrante e tangível. No entanto, sua jogabilidade beat ‘em up baseada em combo e sua sutil mistura de estratégia fazem deste um beat ‘em up cativante que os fãs do gênero devem certamente tentar.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.