Capricórnio (nascido de 21 de dezembro a 20 de janeiro) é um signo de terra e modalidade cardeal. Governado por Saturno, é o atuador do concreto e – ao contrário de Touro e Virgem – sua modalidade é de ação, consistência e construção concretas. Ele é o “chefe” do zodíaco; ele precisa desenvolver tolerância para não julgar continuamente o mundo.
Na época do ano em que Capricórnio começa – o solstício de dezembro acontece – os raios do Sol caem verticalmente nos trópicos de Capricórnio e, a partir dessa data, o Sol parece redirecionar para o norte.
Horóscopo de hoje: confira as previsões para todos os signos
Capricórnio
Sob este signo de mudança de estação e mudança de movimento do Sol, nascem aqueles que vêm para “mudar o mundo”. Eles são os iniciadores de ações concretas e os construtores de uma nova realidade. Capricórnio se prepara para trabalhar e fazer seu ambiente funcionar: ele responde ao estereótipo do chefe ou autoridade.
Seu símbolo reproduz uma cabra com caudas de répteis, simbolizando o mais primitivo – réptil – que atingiu o topo da montanha – cabra -: alude à consciência arcaica evoluindo em direção ao mais alto da terra.
Sua modalidade cardinal propõe uma mudança no nível de consciência. A nova consciência percebe as necessidades sociais e sacrifica seus projetos individuais. Funciona para o bem comum.
Três dias depois, em 21 de dezembro – hora do solstício – o “Sol aparentemente imóvel” simula o movimento novamente. Todo dia 24 de dezembro, celebramos o nascimento de um novo nível de amor encarnado em Cristo. A chegada deste ser radiante coincide com o momento em que os dias se tornarão cada vez mais luminosos no hemisfério norte – o lugar do início do cristianismo.
Capricórnio vem para cumprir a lei do pai, para limpar os pecados da humanidade. Seu antecessor – o ardente Sagitário – anseia por um mundo melhor, e é a consciência de Capricórnio que trabalha para alcançá-lo. Nesta passagem da dimensão, o importante não são mais ideais, mas ações concretas. É hora de abandonar fantasias e reclamações para começar a construir uma humanidade mais justa.
Capricórnio compartilha objetividade com os outros dois signos terrestres, mas sua modalidade cardeal a contata com uma nova percepção da realidade: com as necessidades do mundo. Simboliza o início de uma nova etapa do zodíaco, onde o indivíduo e seu egoísmo ficam no banco de trás.
Capricórnio encarnou para resolver problemas. Eficiente e perfeccionista, é da sua natureza consertar o que percebe defeituoso. Entenda a lei e aja. Sua praticidade é exigente, ativa e trabalhadora.
Como é a energia de Capricórnio?
Este signo traz um senso de realidade, é irrefutável como a Lei da Gravidade. No nível energético, Capricórnio se dedica a trabalhar para o bem da sociedade e se relaciona com “ser iniciado”. Em um nível diário e psicológico, o Capricórnio vive esse contato com as necessidades inquestionáveis da humanidade como uma exigência extrema.
Ele responde à sua percepção de “tudo o que precisa ser feito” a partir de uma personalidade rígida, responsável e autoritária. Pressionado e tenso, ele tenta não deixar nada ao acaso e odeia imprevistos e espontâneos. Seu medo do imprevisível reforça ainda mais seu estilo duro e inflexível.
Sendo o signo número 10, está ligado à conquista e perfeição e também ocupa o lugar mais alto – está no topo – da roda do zodíaco, o que o faz acreditar que ele tem “camete” em algum lugar. Parece superioridade em seu lugar mais alto no zodíaco de onde observa – de cima – os signos que o precederam.
Capricórnio parece soberbo ou arrogante, em sua crença ser a síntese de todas as qualidades anteriores do zodíaco. Torne-se consciente da estrada percorrida, olhe para trás e conecte-se com o passado, mandatos e história.
Estabelece metas e as alcança; é a cabra que sustenta o esforço para alcançar sua meta de sempre alcançar mais alto. A personalidade de Capricórnio está disposta a subir e subir socialmente – independentemente do tempo ou esforço que deve dedicar a ela. Coesa forças para progredir e inibe qualquer distração.
Sua vontade requer concentração máxima e distração mínima para permanecer sempre fiel ao seu projeto para alcançar a meta. Reprime qualquer variação ou dúvida para perseverar teimosamente e alcançar o máximo em suas aspirações. Ser socialmente reconhecido será um dos grandes objetivos da sua vida. Ele precisa sentir que cumpriu o que se esperava dele e não decepcionar aquele em quem projeta autoridade (pai, chefe, família, sociedade).
Um grande observador das leis e ciente da coisa certa deve trabalhar na tolerância para nem sempre exercer o papel de juiz rigoroso. Sua necessidade de ser fiel aos modelos sociais às vezes o torna repetitivo e pouco criativo. Você deve encontrar a alquimia certa entre preservar o passado e arriscar construir o novo. Permita-se ressignificar modelos sociais para construir realidades mais eficientes.
Especialista na palavra “autoridade” tende a se tornar autoritário, mas consegue distinguir que ser uma autoridade não é dar ordens tirânicas, mas com base no que já foi vivido, tendo sido “autor” – possuir conhecimento para ter agido. Em sua faceta mais tolerante e compassiva, Capricórnio é um agente de crescimento porque, a partir de sua objetividade e pragmatismo, pode ajudar os outros a descobrir suas habilidades reais e melhorar suas vidas.
Talentos e dificuldades da personalidade de Capricórnio
Talentos de Capricórnio
Sua natureza austera o torna eficiente e realista, minimiza o contato com seus desejos pessoais e começa a trabalhar no que é necessário para o seu ambiente. Alteto, sóbrio e solidário, ele sabe como colocar projetos sociais antes dos seus.
Solitário e tenaz – como a cabra que a simboliza no topo da montanha – é majestosa e imperturbável. Paciente, prudente e disposto, ele sabe da necessidade de tempo e esforço para que os processos sejam realizados. Quando comprometido com um relacionamento ou projeto, ele é fiel e perseverante.
Do topo do zodíaco, você obtém uma visão objetiva que permite planejar e construir com critérios de realidade ampla. Suas ações pacientes e vigilantes pretendem distribuir a todos o que corresponde a cada um. Ele é determinado, forte e concreto ao tomar uma decisão.
Permanente, imóvel e duradouro como a montanha que a simboliza: ele sabe esperar pelo tempo necessário para tudo, ele é um cineasta fiel sustentador e maduro. Graças à sua constante solidez, esforço e estabilidade, permite que os outros se movam e mudem.
Bom diretor e chefe de empreendimentos e empregos. Ele tem a objetividade necessária para saber até onde exigir de cada indivíduo. Ele sabe como estimular os outros a crescer e amadurecer sozinhos. Critério e responsável é um exemplo de esforço e trabalho e incentiva seu ambiente a se tornar eficiente. Com seu exemplo e diretrizes, ele ajuda os outros a florescer e ter vidas mais produtivas.
Valoriza as conquistas sociais. Seus caminhos são corretos e iluminados porque ele sabe como se mover dentro das diretrizes da educação. Estável e comprometido. Capricórnio é um trabalhador credível, sério e de prestígio. Ele mantém suas promessas e é responsável em seus relacionamentos. De sua objetividade para agir, ele sabe ser solvente, medido e disciplinado. Encontre prazer assumindo as responsabilidades.
Dificuldades de Capricórnio
Tende a ser muito austero, seco e sem expressão, já que não pode exceder sua expressividade, já que precisa concentrar poder e se desfazer de galanterias supérfluas para trabalhar no que é importante.
Solitário, superiônico e hiperexigente, sustenta o que precisa ser sustentado sem pedir ajuda. Eremita e autosolvente como a cabra que o representa, ele anseia viver sozinho no topo da montanha. Inibe variações e dúvidas para não se distrair em suas conquistas e se torna fechado e intransigente.
Rígido, autossuficiente e controlador em seu esforço para não fazer nada mudar ou colocar seus planos em risco. É difícil para ele se mover e tende a ter estruturas psicológicas severas e ideias rígidas.
Autoritário, tirânico e excessivamente exigente de si mesmo e com o resto. Ele tem grandes expectativas de conquistas sociais e justifica qualquer meio de alcançar seus objetivos. Ele é acusado de ser crítico e limitante.
Sua forte necessidade de cumprir e não decepcionar, o torna exigente e exigente, tanto como inconformista quanto rigoroso. Estilo forçado e reservado. Tende a se comparar com um ideal imaginário de perfeição – que nunca chega – que o torna crítico, descuidado e desqualificante. Hiperadaptado a mandatos, será excessivamente convencional e preconceituoso.