Em questão de bilheteria, dezembro de 2022 foi de ataque cardíaco, como ver os últimos metros de uma corrida em que o já quase declarado campeão vê sua medalha em perigo por um corredor recém-chegado.
Top Gun: Maverick reinava calmamente em primeiro lugar com quase 1500 milhões de dólares arrecadados em todo o mundo desde a sua estreia no final de Maio. Em apenas algumas semanas, Avatar: O Sentido da Água, que chegou aos cinemas em 6 de dezembro, soprou na cotove de Tom Cruise a caminho dos 1300 milhões. Os outros blockbusters do ano, Jurassic World, Doctor Strange, os Minions ou Black Panther, só puderam fazer uma breve saudação quando o filme de James Cameron passou por seu lado como uma exalação.
Um 2023 promissor para a saúde econômica do cinema
Dada a tendência, este ano recém-nascido deve ser o da consolidação da recuperação da indústria cinematográfica. Enquanto Avatar 2 segue sua carreira até o pódio dos filmes de maior bilheteria da história (vamos ver se ele realmente consegue), ao longo dos meses você vai testemunhar o desembarque de uma série de produtos projetados para explodir a venda de ingressos. Aqui trazemos-lhe uma lista interessante de 19 filmes, entre os quais quisemos introduzir um ou outro que não roubará os nossos bolsos, mas certamente roubará os nossos corações.
Homem-Formiga e A Vespa: Quantumania
A Marvel vai um pouco a meio gás desde o summun que terminou com o Endgame. É como uma ressaca de sucesso que não acabou de acontecer. A nova aparição de Homem-Formiga e a Vespa deve limpar dúvidas sobre o que está por vir. Eles não são personagens de primeira divisão, mas são personagens que todos são bem. Vamos ver se eles são capazes de exercer Alka-Seltzer.
John Wick 4
John Wick 4 chega aos cinemas e também em IMAX no próximo dia 24 de Março de 2023. É digno de estudo, e a primeira parte foi um pequeno filme de culto que nem sequer foi lançado nos cinemas do nosso país. Com três partes já nas costas, tendo criado um novo ícone e de ter insuflado vida poderosa ao cinema de ação, esta quarta parte já tem o caminho feito antes de chegar.
Guardiões da Galáxia Vol. 3
Seria o mais paradoxal se Guardiões 3 se tornasse a coisa mais bem sucedida da Marvel em 2023. E é que se trata da despedida de James Gunn, não só da sua amada franquia (por ele e por todos nós), mas da própria Marvel. Gunn, já em pleno desempenho como chefe da DC, terá agora de lutar para desbancar da concorrência para a sua própria criação.
Velozes e Furiosos 10
A crescente franquia de velocidade está chegando ao fim (ou assim dizem). Desde seus humildes começos ao nível do solo até as piruetas de carros no ar das últimas parcelas, a disfuncional família Fast & Furious fez milhões de fãs pelo caminho. É hora de uma última aventura antes de guardar definitivamente o carro na garagem.
Lançamento: 18 de maio
Homem-Aranha: Cruzando o Multiverso
Há muitas esperanças no Homem-Aranha animado. A segunda parcela da qual já é considerada um clássico, Spiderverse, tem um bom papel na mesa. Os trailers de avanço pintam muito bem, então todos nós cruzamos os dedos muito fortes para encontrar de volta ao cinema uma experiência absolutamente transbordante.
Sequência do longa animado de 2018, em que o jovem Miles Morales ganha poderes aracnídeos e encontra diversas outras versões do Aranha vindas de diferentes dimensões.
Indiana Jones e o Chamado do Destino
A magia do CGI deve ser feita ao máximo para que possamos criar na tela as perigosas corridas de um professor Jones octogenário. Há também um certo verme que ruge dentro de nós e que nos forçará a compará-lo diretamente com a denostada quarta parte (que, por outro lado, tem sido reivindicada ao longo do tempo). Sem os artífices originais por trás, é hora de calcar aqui algo inapreensível. Eles vão conseguir?
Sequência da franquia do famoso e aventureiro arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford), em mais uma missão inesperada. ]
Lançamento: 29 de junho
Missão Impossível 7: Acerto De Contas Parte 1 (Parte 1)
Tom Cruise é o maior herói de ação deste século. Com algumas exceções como A Múmia, suas escolhas são sempre acertadas. Nos últimos meses, ele tem-nos colocado dentes longos com aqueles vídeos loucos em que nos faz temer pela sua vida. É feito de outra massa, este senhor, e temos a certeza de que com Missão Impossível 7 nos roubará o fôlego.
Lançamento: 13 de julho
Barbie
Greta Gerwig, a diretora das grandes Lady Bird e Little Women, nos apresenta um projeto nos antípodas. Margot Robbie e Ryan Gosling, isto é, Barbie e Ken, protagonizam este impossível que, esperemos, leva o melhor das paródias como Zoolander. E por aí parecem ir os tiros a ver aquele fantástico teaser que homenageia o 2001 de Kubrick.
Lançamento: 20 de julho
Aquaman 2: O Reino Perdido
Jason Momoa se livrou da foica de James Gunn, pelo menos por enquanto. Cancelada Wonder Woman 3, com Batman na sua bola e o demitido de Cavill como Superman, só nos resta da Liga da Justiça aquele polêmico Flash que sobrevive sob vento e maré, e esta segunda encarnação do Rei dos mares. Certamente você vai olhar com uma lupa para o seu desempenho na bilheteria para o futuro imediato.
A Pequena Sereia
E falando em mares, a live action de A Pequena Sereia será uma prova de fogo para a Disney. Sua política de integração levantou bolhas, mas o que deve nos importar aqui é a qualidade final do filme. Se finalmente clicar nos cinemas, terão de pensar na casa do rato sobre o sentido dos clássicos reencarnados em pessoas reais, algo que nos deu mais desgostos do que alegrias.
A baleia (The Whale)
Parece que The Whale vai fazer-nos chorar. Ele já conseguiu com seu protagonista, um enorme (em todos os sentidos) Brendan Fraser, que recebeu muito animado os seis minutos de aplausos arrancados com a estreia do filme no Festival de Veneza. Dirige este poderoso drama o sempre surpreendente Darren Aronofsky.
O filme de Darren Aronofsky, que conta com Sadie Sink (“Stranger Things”) no elenco e marca o retorno do ator Brendan Fraser (“A Múmia”) às telonas, chega aos cinemas nacionais em 23 de fevereiro de 2023.
O Exorcista
É impossível replicar o que foi a estreia de O Exorcista nos anos 70. Em Espanha, as filas às portas dos eram contadas pelas horas de espera para aceder ao horror nunca visto. Neste reboot temos de volta a mítica Ellen Burstyn, que retoma seu papel original de mãe assustada e ultrapassada pelos acontecimentos, e um especialista em refletir clássicos do terror como David Gordon Green (a noite de Halloween).
O longa vai estrear no dia 13 de outubro de 2023.
Super Mario Bros. O Filme
Terminamos, como não poderia ser de outra forma pelo lugar em que estamos, com o filme lka promissor do nosso encanador (e mil outras coisas) favorito. A Nintendo está finalmente a lançar novos caminhos para trazer os membros do seu hall de fama para outros meios de comunicação. Os avanços, cheios de piscadelas aos fãs, deixaram um sabor muito bom na boca, tanto para esquecer o sabor amargo que se manteve em nós desde a já mítica versão em imagem real dos anos 90.
Os Mercenários 4
O próximo filme da franquia Os Mercenários será oficialmente chamado de Expend4bles (ainda sem tradução oficial para o Brasil), e mais uma vez contará com um elenco repleto de estrelas.
Pânico 6
Personagens conhecidas da franquia Pânico estão mais que confirmadas no novo filme. Além de Jenna Ortega, que está em alta por conta de seu ótimo trabalho em Wandinha, série de Netflix, a veterana Courtney Cox retorna para Pânico 6. Outros nomes confirmados no elenco são Melissa Barrera, Jasmin Savoy Brown e Mason Gooding, que estiveram no filme de 2022.
Lançamento: 9 de março
A Freira 2
A Freira 2 está programado para chegar aos cinemas no dia 8 de setembro de 2023. Ainda não foi confirmado se a estreia acontecerá de forma simultânea nos Estados Unidos e no Brasil. Até lá, você pode assistir A Freira na HBO Max, Apple TV e Microsoft.
Lançamento: 7 de setembro