Faz muito tempo desde que o público ouviu pela primeira vez sobre “uma galáxia muito, muito distante”. Star Wars estreou em 1977 e 45 anos depois continua tão significativo e relevante quanto antes, mantendo fãs antigos e conquistando novos. Mas como e por que essa história faz tanto sucesso?
Star Wars está entre as produções de maior sucesso do mundo e sua relevância não se dá apenas por ser um clássico do passado, uma vez que continua se reinventando. Tanto é que, de acordo com um infográfico apresentado pelo blog da ExpressVPN, em 2022 a temática teve dois títulos entre os mais assistidos online pelos brasileiros: O Livro de Boba Fett e Obi-Wan Kenobi.
Com a 3ª temporada de The Mandalorian – um sucesso garantido – estreando em fevereiro de 2023, fica a pergunta: como Star Wars consegue esse feito? De fato, é preciso uma combinação de fatores.
Velha fórmula, novo repertório
A saga é memorável mas, em sua concepção, há um enredo que todos já conhecemos e que o público adora: um herói, um vilão e o bem contra o mal. George Lucas, porém, na época começando sua carreira de cineasta, sonhava em misturar diversas influências das histórias de aventura no espaço sideral. Ele mesmo via a história como confusa e acreditava que dificilmente daria certo, mesmo enquanto as filmagens avançavam.
“George Lucas entrelaçou deliberadamente em sua narrativa os elementos de maior sucesso dos épicos heroicos de toda a história: o cowboy, o samurai, o rebelde, o órfão que ouve o chamado à aventura”, afirmou em entrevista à NBC Travis Langley, autor do livro Star Wars Psychology: Dark Side of the Mind (A Psicologia de Star Wars: O Lado Negro da Mente, em tradução livre).
Momento cinematográfico
Mas apenas uma boa ideia não basta. É preciso também contar com a sorte de estar no lugar certo na hora certa. O cinema norte-americano passava por mudanças e estava aberto a propostas de novos autores, ao passo que se distanciava das produções clássicas e dos estúdios renomados. Star Wars foi um marco nesse sentido, pois trazia consigo o modelo blockbuster, isto é, filmes que já são aguardados antes mesmo de seu lançamento, uma fórmula que funciona até hoje.
Merchandising
A história de Star Wars poderia ter parado no cinema. Afinal, com 25 nomeações ao Oscar e US$4,5 bilhões em faturamento apenas no 1º filme da franquia, não precisava de mais nada. Entretanto, a relevância da saga continua presente através da sua transformação em marca.
Atualmente, são centenas de livros, objetos, brinquedos, roupas, videogames e muitos outros itens sob a marca Star Wars, que acumula cerca de US$25 bilhões. E essa marca foi vendida para a Disney em 2012, que disponibiliza por meio da plataforma Disney+ todas as suas produções oficiais, totalizando nove entre filmes e seriados.
“Há muito tempo no futuro”
Apesar de memoráveis, nenhum desses fatores poderia ter sobrevivido por tanto tempo se não houvesse o encantamento da história e a habilidade de trazer aos telespectadores elementos de identificação. Claro, a saga se passa no espaço, mas lutas contra governos opressores constituem um tema bem próximo à nossa realidade. Com a história situada “há muito tempo no futuro”, mesmo com as mudanças tecnológicas no cinema, cria-se uma temática que, ficção ou não, continuará arrebatando fãs.