A última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino Sub-20 2022 foi agitada. Com duelos decisivos para várias equipes, o torneio conheceu os oito times que seguem vivos na disputa pelo título nacional.
No Grupo G, Grêmio, Minas Brasília, Santos e São Paulo duelam pelas duas vagas na semifinal. Do outro lado, no Grupo H, estão Corinthians, Ferroviária, Flamengo e Internacional. As duas melhores equipes de cada chave avançam para as semifinais. As partidas estão marcadas para começar na próxima semana e os grupos serão decididos em turno único em Santana de Parnaíba (SP).
Saiba como foi a rodada que definiu cada um dos quadrangulares desta fase!
Grupo A
Classificados: São Paulo (1º) e Minas Brasília (2º)
O São Paulo goleou mais uma vez. Enfrentando o Cuiabá, que já estava eliminado, o Tricolor venceu por 7 a 0 e conquistou sua sexta vitória, avançando com 100% de aproveitamento. As autoras dos gols foram Bruna (2), Serrana, Dudinha, Ravena, Pérolla e Emília, contra. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 18 pontos e terminou a primeira fase com a melhor campanha. O Cuiabá, por outro lado, não venceu e deixa a competição com apenas um ponto conquistado.
O Minas Brasília também goleou e garantiu a classificação para a segunda fase. Com gols de Bruna, Emanuela, Nat e Letícia, o Minas superou o Atlético-GO por 4 a 0. A vitória foi essencial para a equipe do Distrito Federal, que precisava dos três pontos para se garantir entre os dois melhores vices-colocados da competição. Assim, as brasilienses avançam com 12 pontos, enquanto o Atlético, que conquistou apenas quatro, fica pelo caminho.
Grupo B
Classificado: Corinthians (1º)
Precisando vencer e torcer por outros resultados, o Avaí Kindermann não fez o dever de casa e está eliminado do Brasileirão Feminino Sub-20. A equipe de Santa Catarina enfrentou o Botafogo-PB e, sem muitas emoções, não conseguiu alterar o marcador. Com o empate por 0 a 0, nenhuma das duas equipes avança para a segunda fase. Melhor para o Corinthians, que carimbou sua vaga na segunda fase com uma vitória por 2 a 0 sobre o Juventude. Os dois gols do Timão saíram no segundo tempo. Aos 28, Dayse, com um chute forte de fora da área, encobriu a goleira adversária para abrir o placar. Dez minutos depois, Ellen, de falta, marcou um lindo gol e fechou o placar.
Grupo C
Classificada: Ferroviária (1º)
O Vasco conquistou seu primeiro ponto no Brasileirão Feminino Sub-20. Após empatar sem gols com o Fortaleza, a equipe de São Januário se despediu da competição com um único ponto. A equipe cearense, com nove pontos, também está eliminada.
Já classificada, a Ferroviária fechou a fase de grupos com mais uma vitória e campanha invicta. A equipe paulista conquistou mais três pontos ao vencer o Atlético-MG, que ficou pelo caminho. O único gol do jogo foi marcado por Laurinha. A Ferroviária terminou a primeira fase com cinco vitórias e um empate, totalizando 16 pontos. O Galo, com a derrota, permaneceu com nove pontos e não disputa mais a atual edição da competição.
Grupo D
Classificados: Grêmio (1º) e Internacional (2º)
Na liderança isolada e invicto, o Grêmio avançou e fechou a primeira fase com goleada. Enfrentando o Coritiba, o Imortal venceu por 5 a 0. Os gols da partida foram marcados por Paola, Bruna (2x), Gaby e Raissa. O Grêmio terminou a primeira fase com a classificação e invicto, com cinco vitórias e um empate. O Coritiba, por outro lado, não pontuou e está eliminado.
Precisando da vitória para avançar, o Internacional fez o dever de casa e venceu o América-MG por 5 a 1. Júllia, Susan, Kamile, Raiara e Bárbara marcaram os gols que garantiram a classificação do Colorado. Bianca descontou para o Coelho. O resultado garantiu o Inter entre os dois melhores segundos colocados da competição, com 13 pontos.
Grupo E
Classificado: Flamengo (1º)
Enfrentando o Flamengo, o Fluminense dependia de uma vitória para avançar à segunda fase, mas não conseguiu. O Tricolor Carioca ficou no empate sem gols com o rival e não conquistou a vaga. O Rubro-Negro, por outro lado, avançou como líder do grupo, com 14 pontos. Em duelo de já eliminados, o Cresspom venceu o Goiás por 3 a 0. Denize, Victoria e Marcela marcaram para a equipe do Distrito Federal. Sem conquistar nenhum ponto, o Goiás deixou a competição com mais uma derrota. O Cresspom, também eliminado, chegou aos sete pontos com a vitória.
Grupo F
Classificado: Santos (1º)
Santos e Botafogo, que disputavam a liderança do Grupo E, empataram em 1 a 1. Júlia Eduarda, aos seis do segundo tempo, marcou para o Peixe. Maria Vitória, aos 19, deixou tudo igual no placar. A equipe paulista, que precisava apenas de um empate, garantiu a classificação. O Glorioso, por outro lado, precisava dos três pontos para assumir a liderança e assegurar a vaga, mas não conseguiu e deixou a competição.
Esmac Anindeua e Ceará, que já estavam eliminados, também empataram em 1 a 1. Radija, aos 23 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para a equipe paraense. Na segunda etapa, Amália igualou o marcador. As duas equipes já não disputavam mais a classificação e apenas cumpriram tabela nesta última rodada. O Esmac deixa a competição com seis pontos conquistados, enquanto o Ceará somou apenas dois.