A segunda fase da Série D do Brasileirão começou a ser disputada neste sábado (23). A bola rolou para o jogo de ida de oito confrontos, onde três equipes venceram: ASA-AL, Aimoré-RS e Real Noroeste-ES. Nas demais partidas, o empate prevaleceu até o apito final. Confira os detalhes dos duelos:
Afogados-PE 1 x 2 ASA-AL
O jogo de ida entre Afogados-PE e ASA-AL foi melhor para o time alagoano, que venceu por 2 a 1 a partida disputada em Vianão, em Afogados da Ingazeira-PE. Com o resultado, a equipe arapiraquense tem a vantagem do empate para o confronto da volta, que definirá o classificado para as oitavas de final da Série D. Já os pernambucanos precisam vencer com vantagem de dois ou mais gols de diferença para avançar. Caso haja empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis.
O primeiro tempo da partida foi movimentado, com as duas equipes se lançando ao ataque. Mas foi o time visitante que levou a melhor, descendo para o intervalo com dois gols marcados. Aos 23 minutos, Anderson Feijão arriscou de muito longe e encobriu o goleiro Léo para fazer uma pintura. Depois, aos 32, Roger Gaúcho recebeu cruzamento de Júnior Viçosa e, sem marcação, só empurrou para o fundo das redes para fazer o segundo. O Afogados seguiu insistindo e conseguiu descontar na marca dos 42, em cobrança de pênalti de Anderson Chaves. Na etapa complementar, a Coruja voltou mais ofensiva, mas não demorou para o Alvinegro equilibrar as ações. O ritmo diminuiu um pouco para os dois lados, que não criaram muitas chances para mexer no placar novamente.
Portuguesa-RJ 0 x 1 Aimoré-RS
Jogando fora de casa, o Aimoré-RS largou em vantagem por uma vaga nas oitavas ao vencer a Portuguesa-RJ por 1 a 0, no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time gaúcho joga pelo empate no confronto de volta, marcado para o próximo sábado, em São Leopoldo (RS). Já a Lusa precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto – igualdade no placar agregado leva a decisão para os pênaltis.
O único gol da partida foi marcado no primeiro tempo. Aos sete minutos, Wesley cobrou pênalti e garantiu o triunfo da equipe visitante.
Real Noroeste-ES 5 x 2 Anápolis-GO
O Real Noroeste-ES levou a melhor no jogo de ida da segunda fase da Série D, no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca (ES). A equipe capixaba venceu o time goiano por 5 a 2 e agora pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta que, mesmo assim, avança às oitavas. Já os goianos precisam de pelo menos quatro gols de vantagem para seguir na disputa. Se devolver o placar, a vaga será decidida nos pênaltis.
Após a parada para hidratação no primeiro tempo da partida, o Real voltou mais ofensivo e balançou as redes duas vezes. Aos 38 minutos, Marcudinho cruzou da linha de fundo, e Igor Santos ajeitou para Bruno Menezes abrir o placar. Logo depois, aos 43, Warlei invadiu a área pela direita, se livrou da marcação e cruzou rasteiro. Marcudinho chegou livre e ampliou.
A volta do intervalo foi de mais bola na rede. Logo aos cinco, Toni Jr descontou para o Anapólis após receber da direita e finalizar para o gol. O Real pareceu não se abalar e ampliou três minutos depois, quando Vinícius Leandro completou cobrança de escanteio e mandou de cabeça, sem chances para o goleiro Leandro. Aos 32, Marcundinho fez o quarto e, logo depois, marcou novamente, em cobrança de pênalti. Depois, na marca dos 32, Igor Bahia diminuiu para o time goiano, também da marca da cal.
São Raimundo-AM 2 x 2 Tocantinópolis-TO
No Ismael Benigno, em Manaus, dois gols para cada lado no confronto entre São Raimundo-AM e Tocantinópolis-TO. Com o empate em 2 a 2, as equipes voltam a campo para o jogo da volta, na próxima semana, com tudo em aberto. Se classifica quem vencer e, no caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O Mundão largou na frente aos 19 minutos do primeiro tempo. Após o goleiro Jeferson tentar sair jogando com os pés, Frank ficou com a bola e acertou a trave. No rebote, Evair empurrou para o fundo das redes. O Verdão empatou aos 43, quando Everson Bilau aproveitou sobra e deixou tudo igual. Aos nove da etapa complementar, o Tufão voltou a ficar na frente com Railson, que recebeu passe e finalizou de primeira. E, cinco minutos depois, Hiltinho completou cruzamento de Bambelo e empatou o duelo.
Cascavel-PR 0 x 0 Paraná-PR
Nada de gols para Cascavel e Paraná, que se enfrentaram no Olímpico Regional, em Cascavel (PR). Com o resultado, o jogo decisivo marcado para a próxima semana fica completamente em aberto. Quem vencer, avança. Em caso de nova igualdade no marcador, a vaga nas oitavas será definida nos pênaltis.
Apesar do 0 a 0, as equipes criaram boas chances de abrir o placar no confronto paranaense deste sábado. Do lado da Serpente, uma das melhores chegadas foi com Lucas Coelho, que recebeu de Doka pela direita e mandou uma bomba para boa defesa de Felipe Alves. Pelo Tricolor, que criou menos, uma das oportunidades foi com Everton Brito, que perdeu o tempo da bola após passe de Ueslei Brito e viu a defesa adversária fazer o corte.
Juventude-MA 0 x 0 Amazonas-AM
Outro confronto que terminou sem gols foi entre Juventude-MA e Amazonas-AM, no Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão (MA). O jogo de volta entre as equipes está marcado para o próximo domingo (23), em Manaus. O vencedor avança para a próxima fase e, no caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.
São Raimundo-RR 0 x 0 Moto Club-MA
Jogando em casa, o São Raimundo-RR teve mais posse de bola diante do Moto Club-MA no primeiro tempo do jogo disputado no Estádio Canarinho, em Boa Vista, mas sem conseguir transformar a vantagem em gols. Na melhor chegada, Raí aproveitou sobra e, de bicicleta, acertou o travessão. O time maranhense também parou na trave, já aos 44 minutos, quando Ronald chegou pela esquerda e soltou uma bomba. Na volta do intervalo, o Papão mudou a postura e deu mais trabalho aos da casa. Mário Sérgio, Ronald, Lucas Hulk e Emerson Nike criaram as melhores chances para os maranhenses. Do lado do Mundão, que apertou a marcação, a melhor chegada foi com Raí, parado em defesa de Rodrigo.
Com o placar zerado até o apito final, as equipes vão sem nenhuma vantagem para o duelo do próximo domingo. Quem vencer avança para as oitavas de final. E, no caso de um novo empate, a definição será da marca da cal.
Azuriz-PR 1 x 1 São Bernardo-SP
Outro jogo que terminou empatado foi entre Azuriz-PR e São Bernardo-SP, que se enfrentaram no Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco (PR). Edson abriu o placar para o time da casa aos 19 minutos do primeiro tempo, e os visitantes empataram aos 36 da etapa complementar, com Eduardo: 1 a 1. Sem vantagem para nenhum dos lados, o confronto da volta segue completamente em aberto. Quem vencer fica com a vaga nas oitavas de final, enquanto um novo empate leva a decisão para os pênaltis.