Com a proximidade do início do Campeonato Mato-grosssense 2024, a Federação Matogrossense de Futebol realiza neste fim de semana a pré-temporada dos oficiais da arbitragem visando as competições em 2024. Ao todo, 60 árbitros e árbitros assistentes estarão concentrados nos trabalhos físicos e técnicos para a temporada que se inicia no dia 20 de janeiro.
Com apoio da Confederação Brasileira de Futebol, que estará presente com o instrutor de arbitragem Raimundo Lopo, os trabalhos começam nesta sexta-feira (12) com a aplicação dos testes físicos na pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já a parte técnica/teórica ocorre na Arena Pantanal, no sábado e domingo (13 e 14.01).
Na parte prática, os árbitros e assistentes estarão trabalhando o entendimento das alterações das regras do jogo, leitura e posicionamento, administração e controle de jogo, disputas, impedimentos, faltas táticas e uso das mãos. Na esfera física, os oficiais serão submetidos a baterias com corridas intercaladas na pista da UFMT.
“Estamos nos esforçando ao máximo para que possamos fazer um grande calendário de competições em 2024. A pré-temporada da arbitragem é fundamental para que os oficiais desenvolvam lado a lado a parte técnica e física com o ensinamento teórico” – comentou o presidente da FMF, Aron Dresch.
FIFA
O ano de 2024 será especial para a árbitra assistente Fernanda Kruger após a composição da oficial no quadro da FIFA. Atuando nos jogos em Mato Grosso desde 2015, Fernanda, em 2022, se tornou a primeira mulher mato-grossense a atuar na arbitragem de um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. Natural de Terra Nova do Norte, no interior do Estado, Fernanda integra o quadro da CBF como árbitra assistente desde 2017.