Flamengo e Corinthians se reencontram na noite deste domingo (21) após terem protagonizado a final da última edição da Copa do Brasil. Desde então, o Rubro-Negro teve altos e baixos, enquanto o Timão caiu de rendimento e hoje atravessa uma intensa crise dentro de campo.
O Flamengo sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América, mas o técnico Dorival Júnior, que conduziu o time ao título, não ficou no cargo. A diretoria rubro-negra decidiu contratar o português Vítor Pereira, que havia acabado de deixar o Corinthians. Já o Timão efetivou o auxiliar Fernando Lázaro para a vaga.
Início de temporada desastroso
O resultado das mudanças não teve saldo positivo para nenhum dos lados. O Flamengo perdeu todas as competições que disputou no início da temporada. E não foram poucas.
O Rubro-Negro ficou com o vice da Supercopa do Brasil, com a terceira colocação do Mundial de Clubes, e com os vices da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca. Os péssimos resultados obrigaram a diretoria a demitir Vítor Pereira.
Do outro lado, o Corinthians até tentou esboçar uma evolução com Lázaro, mas o projeto também não foi adiante. O Timão caiu nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, na Neo Química Arena, e perdeu o jogo de ida da Copa do Brasil para o Remo por 2 a 0. Fim da linha para o jovem treinador.
“Escolhas”
As diretorias de Flamengo e Corinthians agiram rápido para tentar amenizar os prejuízos consequentes das decisões tomadas no início da temporada. O Rubro-Negro escolheu um caminho mais obejtivo e contratou o técnico Jorge Sampaoli, que já havia treinado Santos e Atlético-MG, no Brasil.
Já o Timão tomou mais uma decisão errada. A diretoria alvinegra contratou Cuca, condenado pelo estupro de uma jovem de 13 anos, em 1987, na Suíça. Parte da torcida se opôs à permanência do treinador e fez pressão para que o contrato fosse rescindido. O trabalho de Cuca no Corinthians se resumiu a dois jogos e novamente o clube se viu sem técnico.
As opções no mercado eram escassas, e Vanderlei Luxemburgo foi o preferido. O Corinthians vai a campo diante do Flamengo sem ainda ter vencido desde a chegada de Luxa, que acumula o pior aproveitamento de um treinador do Timão neste século após cinco jogos, com dois empates e três derrotas.