O Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, comemorou o primeiro título nacional do estado no futebol feminino. Neste sábado (17), o dirigente esteve no Estádio Presidente Vargas e viu o Ceará derrotar o Athletico Paranaense na decisão do Brasileirão Feminino Binance A-2.
Após a partida, Carmélio falou à CBF TV sobre a importância deste resultado para a sequência do desenvolvimento da modalidade no futebol cearense:
“O futebol feminino ressurgiu dentro do futebol cearense com a nossa gestão, com o trabalho que está sendo realizado. O Ceará ser campeão brasileiro fortalece a modalidade, ajuda o futebol feminino a crescer e se enraizar. Ver a torcida do Ceará apoiando também foi muito importante, porque mostra às atletas a importância de serem jogadoras de futebol. Com um título nacional, isso fica maior ainda”.
Além de um título inédito, o Ceará garantiu, nesta temporada, o acesso ao Brasileirão Feminino Neoenergia em 2023. A presença de um time do estado na elite do futebol feminino mobiliza as outras equipes do futebol cearense, já que facilita a presença de uma delas no Brasileirão Feminino Binance A-3 na temporada que vem.
Com a permanência do Fortaleza no A-2 e o acesso do Ceará, o futebol do estado poderá ter uma terceira equipe em competição nacional no próximo ano. A vaga será destinada ao campeão cearense, ou ao melhor colocado depois de Ceará e/ou Fortaleza, o que tem feito os demais clubes se interessarem ainda mais pela disputa do estadual.
“(Esse título) vai nos dar mais uma vaga pelo campeonato estadual. Já temos ligações de clubes da capital, do interior, querendo participar. Isso vai fazer crescer muito mais o futebol feminino”, afirmou Carmélio.
O Ceará foi campeão do Brasileirão Feminino Binance A-2 2022 ao derrotar o Athletico Paranaense por 2 a 0 no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), neste sábado (17). O resultado levou a decisão para os pênaltis, onde o Vozão levou a melhor por 3 a 1.