Na última semana dos Jogos Olímpicos de Paris, quatro atletas mato-grossenses ainda têm a oportunidade de conquistar medalhas de ouro para o Brasil. Uma das estreantes é a jovem Lissandra Campos, de 22 anos, que competirá no salto em distância nesta terça-feira (06/08), às 4h15 (horário de MT). Lissandra é beneficiária do programa de bolsas Olimpus MT.
Originária de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), Lissandra está ansiosa e cheia de expectativas para sua primeira participação nas Olimpíadas. “Estou muito feliz de estar aqui, representando meu estado e uma nação. Espero dar o meu melhor amanhã e conto com a torcida de todos. Estarei ali dando o meu máximo”, afirma a atleta.
Outra atleta que entra em campo nesta terça-feira é a meio-campista da seleção brasileira de futebol feminino, Ana Vitória, de Rondonópolis (215 km de Cuiabá). Ana iniciou sua carreira no Mixto e atualmente joga pelo Atlético de Madrid, na Espanha. Após derrotar a França nas quartas de final, Ana Vitória e a Seleção Brasileira enfrentam a Espanha, atual campeã mundial, às 15h (MT).
Almir Jr., natural de Matupá (a 693 km de Cuiabá) e criado em Peixoto de Azevedo, competirá no salto triplo nesta quarta-feira (07/08), às 13h15 (MT). Almir tem um histórico positivo, sendo duas vezes finalista em campeonatos mundiais e medalhista de prata no Campeonato Mundial Indoor de 2022 e nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Caroline Santos, conhecida como “Juma” e natural de Água Boa (a 626 km de Cuiabá), também representa Mato Grosso nas Olimpíadas. Ela competirá no taekwondo na próxima sexta-feira (09/08), às 4h36. Caroline é medalhista de prata (-62 kg) nos Campeonatos Mundiais de 2019 e 2023.
Premiação para Atletas de MT
Os atletas de Mato Grosso têm a chance de serem contemplados com o Prêmio Olímpico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que concede prêmios de R$ 30 mil a R$ 100 mil para os atletas que se destacam nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Para concorrer, o atleta deve ser natural de Mato Grosso e ter atuado no estado por no mínimo dois anos. Alternativamente, deve ter representado Mato Grosso por pelo menos quatro anos ou estar representando o estado no momento da convocação olímpica. Os convocados e medalhistas têm até 24 de setembro para enviar o formulário de requerimento e os documentos comprobatórios à Secel.