O argentino Lionel Messi manteve o troféu de jogador masculino do ano da FIFA na segunda-feira, vencendo o atacante norueguês vencedor do Manchester City, Erling Haaland, e o atacante francês do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, para o prêmio.
A vencedora da Copa do Mundo de 2023 da Espanha, Aitana Bonmati, foi eleita a melhor jogadora feminina do ano.
Messi, que também garantiu o prêmio masculino em 2022 depois de guiar a Argentina para a vitória na Copa do Mundo, conquistou o título da Ligue 1 com o PSG ao lado de Mbappé após esse sucesso, antes de se mudar para o time da Major League Soccer Inter Miami.
O jogador de 36 anos, eleito o melhor jogador pelas seleções nacionais treinadores, capitães, jornalistas e fãs, ajudou a Inter Miami a vencer a Copa das Ligas de 2023 — uma competição entre a MLS e a Liga MX do México — marcando 10 gols.
Messi não estava presente para coletar o troféu. O período de premiação do prêmio masculino foi de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023, e começou no dia seguinte à final da Copa do Mundo no Qatar.
Haaland, que ajudou o City a conquistar um número dos títulos da Premier League, da FA Cup e da Liga dos Campeões, marcando 52 gols em 53 partidas em todas as competições na temporada 2022-23, terminou em segundo lugar na votação.
O jogador de 23 anos teve os mesmos pontos que Messi, mas perdeu por ter menos votos em primeiro lugar dos capitães da equipe nacional.
Pep Guardiola, do City, ganhou o prêmio de Melhor Treinador Masculino. O espanhol, que antes de vencer os agudos com o City no último mandato havia alcançado o mesmo feito no Barcelona em 2008-09, dedicou seu prêmio aos colegas indicados Simone Inzaghi e Luciano Spalletti.
Inzaghi guiou a Inter de Milão para a final da Liga dos Campeões de 2023, onde perdeu por 1-0 para o City, enquanto Spalletti venceu a Série A com o Napoli para acabar com a espera de 33 anos do clube pelo título.
Sarina Wiegman conquistou o prêmio de Melhor Treinadora Feminina depois de levar a Inglaterra à final da Copa do Mundo, onde perdeu por 1-0 para a Espanha.
Sete de suas Leoas foram incluídas no Women’s World XI, incluindo Mary Earps, que também recebeu o Prêmio de Melhor Goleira Feminina.
O goleiro brasileiro do Manchester City, Ederson, ganhou o prêmio masculino.
No evento, a Rainha Marta também foi homenageada pela Fifa, veja no post aqui do CenárioMT.