O Brasil fechou o Grand Slam de Abu Dhabi com três medalhas de bronze, desempenho que reforça a preparação para o fim da temporada internacional de judô. O paulista Leonardo Gonçalves garantiu o último pódio neste domingo (30), na categoria até 100 kg, após quatro lutas intensas.
Quinto colocado no ranking da Federação Internacional de Judô, ele superou o eslovaco Benjamin Mataseje na estreia, foi derrotado pelo húngaro Zsombor Veg na sequência e avançou na repescagem ao bater Dzhakhongir Madzhidov, do Tadjiquistão. Na disputa pelo bronze, venceu o holandês Simeon Catharina, assegurando um lugar no pódio.
O ouro da categoria ficou com o russo Arman Adamian, que derrotou o compatriota Idar Bifov. O espanhol naturalizado georgiano Nikoloz Sherazadishvili completou o pódio com outro bronze.
Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak entraram como os brasileiros mais bem ranqueados, mas ficaram fora da disputa por medalhas. Macedo caiu na estreia para o moldavo Vadim Ghimbovschi, enquanto Fronckowiak venceu Abdulahad Majidov antes de ser superado pelo sérvio Nemanja Majdov.
As outras medalhas brasileiras foram conquistadas no sábado (29): Rafaela Silva, na categoria até 63 kg, e Daniel Cargnin, até 73 kg, também subiram ao pódio com bronzes.
O calendário internacional se encerra no Grand Slam de Tóquio, no Japão, que ocorrerá entre 6 e 7 de dezembro.






















