Grêmio empata no Grenal decisivo, mas fica com o vice do Gauchão

Fonte: CenárioMT

Foto Lucas Uebel  - Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Na tarde deste domingo, o Grêmio empatou em 1 a 1 no clássico Grenal, disputado fora de casa, pelo jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho. Com o resultado no placar agregado, o Tricolor encerrou sua sequência de sete títulos estaduais consecutivos. Agora, o time se prepara para a estreia no Campeonato Brasileiro durante a pausa para a Data FIFA.

Primeiro tempo equilibrado

O Grêmio iniciou a partida buscando o ataque e mantendo maior posse de bola, mas enfrentava uma defesa bem postada e trocava passes em busca de espaços. A equipe não conseguiu criar chances claras no início e precisou contar com Tiago Volpi para evitar um gol adversário em chute de Alan Patrick.

O Tricolor apostava em jogadas velozes e transições rápidas. Aos 23 minutos, Camilo pegou um rebote e arriscou de longe, mas a bola passou à direita do gol. Aos 30 minutos, Wagner Leonardo desarmou no setor defensivo, e Camilo acionou Braithwaite, que encontrou Cristian Olivera. O uruguaio cortou para dentro e bateu de fora da área, mas sem sucesso.

Nos acréscimos da primeira etapa, aos 49 minutos, Tiago Volpi brilhou novamente ao defender um cabeceio perigoso de Victor Gabriel.

Reação no segundo tempo

O técnico Gustavo Quinteros fez a primeira alteração no intervalo, substituindo Igor, que já tinha amarelo, por João Lucas na lateral direita.

Logo aos sete minutos, João Lucas arriscou de fora da área, mas mandou para fora. O jogo seguiu disputado, até que Valencia abriu o placar em cobrança de falta aos 11 minutos.

A resposta gremista foi rápida: aos 16 minutos, Lucas Esteves cobrou falta pelo lado direito, e Wagner Leonardo desviou de cabeça para empatar a partida: 1 a 1.

Substituições e tentativas finais

O Grêmio realizou mudanças para tentar a virada. Aos 24 minutos, Dodi e Pavon entraram nos lugares de Villasanti e Cristian Olivera. Aos 32, Edenílson saiu para a entrada de Monsalve.

Aos 35 minutos, João Lucas lançou Braithwaite em profundidade, mas o centroavante gremista finalizou pressionado, permitindo a defesa do goleiro adversário. O Tricolor apostava em velocidade nos minutos finais, tentando o gol da vitória.

A última alteração veio aos 38 minutos, quando Arezo substituiu Amuzu, mas o placar permaneceu inalterado.

Próximos desafios

O empate não foi suficiente para reverter a desvantagem do primeiro jogo, e o Grêmio terminou com o vice-campeonato gaúcho. Agora, o foco se volta para a estreia no Campeonato Brasileiro e a definição dos adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana, que serão conhecidos nesta segunda-feira. A competição continental começa em abril.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.