Foi de virada e com emoção até o fim que o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1 pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. O duelo realizado na noite desta terça-feira, 13, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, teve Reinaldo como protagonista da vitória gremista. Com dois gols marcados em menos de cinco minutos pelo lateral-esquerdo, o Grêmio largou em vantagem no primeiro embate do mata-mata. Lima marcou o gol da equipe carioca.
O primeiro confronto pelas oitavas de final da Libertadores começou com os Cariocas tendo mais posse de bola e chegando com maior volume ao ataque, enquanto o Grêmio tentava responder nos contra-ataques. Aos 13, Marchesín lançou Reinaldo pela esquerda, o lateral avançou e cruzou para Pavón completar pela linha de fundo. Aos 15, Pavón serviu Cristaldo, que chutou cruzado, para fora, com perigo. Aos 23 minutos, o Fluminense levou perigo. Samuel Xavier cobrou falta lançando para John Arias, que finalizou na saída do goleiro gremista. A bola passou, mas a defesa do Grêmio foi até o fim. Rodrigo Ely fechou a casa e afastou a bola em cima da linha.
Passados 25 minutos, o Grêmio começou a ter maior volume ofensivo de jogo. Aos 27, Soteldo disparou pela esquerda, passou por dois marcadores e tocou para Pavón, fora da área, chutar com perigo por cima do gol defendido por Fábio. Aos 30, Villasanti roubou a bola perto da área adversária, tocou para Braithwaite, que serviu Soteldo, pela direita da grande área, carimbar a marcação. Aos 37, Villasanti cruzou, quase da linha de fundo, pela direita de ataque e a defesa cortou parcialmente. A bola ficou viva para Dodi, que dominou e mandou por cima da meta em chute da meia lua da área. Na reta final da primeira etapa, João Pedro mandou de perna esquerda, de fora da área, para defesa no chão de Fábio.
Se o primeiro tempo terminou com o Grêmio tendo mais oportunidades ofensivas, o segundo começou com equilíbrio, com as duas equipes chegando ao ataque e tendo dificuldades de converter em lances de perigo. Mas, aos 12 minutos, o placar foi aberto. PH Ganso cruzou e Lima, livre na área, finalizou para o gol. Aos 17, Renato Portaluppi fez dupla mudança. Miguel Monsalve e Gustavo Nunes entraram nos lugares de Cristaldo e Pavón.
Rodrigo Ely apareceu no campo de ataque, driblou a marcação e tocou para Soteldo, que cruzou para área e a bola pegou na mão de Esquerdinha. A arbitragem marcou o pênalti, aos 28. Reinaldo cobrou no ângulo, com força, para estufar as redes de Fábio e empatar o jogo para o Grêmio. A virada Tricolor não demorou para acontecer. Novamente pelo pé esquerdo de Reinaldo, a torcida gremista explodiu de alegria no Couto Pereira, aos 31. O lateral-esquerdo cobrou falta da ponta direita de campo e parou no fundo do gol: 2 a 1.
À frente do placar, o Grêmio ficou com um jogador a menos aos 38 minutos. Após revisão no VAR, o árbitro argentino Darío Herrera expulsou Rodrigo Ely. Com isso, Renato mexeu no time e substituiu Braithwaite, que deu lugar para o zagueiro Gustavo Martins. Na reta final de jogo, a última mudança do Tricolor. Du Queiroz entrou no lugar de Soteldo. Com um a mais em campo, o Fluminense passou a ter a posse de bola no campo de ataque, mas a defesa gremista não correu riscos e segurou a vitória.
O próximo duelo pelo jogo de volta da Libertadores será na terça, 20, no Estádio Maracanã, às 19h. Com a vitória, o Grêmio joga pelo empate para avançar para as quartas de final. Em caso de revés por um gol de diferença, a decisão irá para as penalidades máximas. O próximo compromisso do Tricolor é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, no Estádio Alfredo Jaconi, às 16h, pela 23ª rodada.