Mais cinco jogos movimentaram a oitava e penúltima rodada da primeira fase do Brasileiro Sub-20 durante este sábado (30). Com destaque para os triunfos de Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR e Red Bull Bragantino. O Rubro-Negro carioca e o Verdão já estão garantidos no mata-mata, enquanto o Furacão e o Massa Bruta seguem firmes na briga pela vaga. Veja como foi:
Grupo A
Flamengo 2 x 0 Ceará
O Rubro-Negro entrou em campo querendo a vitória para carimbar a classificação para o mata-mata. Missão dada e cumprida pelos garotos do Ninho. Jogando no estádio da Gávea, o Fla largou na frente logo aos oito minutos de jogo com Mateusão, que recebeu belo lançamento de Zé Welinton e finalizou com categoria para o fundo das redes. Depois do intervalo, o time da casa voltou a balançar as redes nos primeiros minutos do segundo tempo, com Werton, aos 12.
Com o triunfo, o Flamengo chegou aos 17 pontos e não pode mais ser alcançado pelos times que estão fora do G-4. Já o Vozão é o sexto colocado, com nove pontos e não tem mais chances de avançar.
Bahia 0 x 5 Palmeiras
Classificado para o mata-mata, o Verdão venceu mais uma e se manteve no topo do grupo, agora com 18 pontos somados. Em Camacari (BA), a equipe paulista começou a construir o resultado na marca dos 19 minutos do primeiro tempo, com gol de Henri. Ainda antes do intervalo, Ruan, aos 40, e Jow Jow, aos 42, ampliaram a vantagem alviverde. Já na etapa complementar, novamente Ruan, logo aos quatro minutos, e Kevin, aos 29, fecharam a conta para o Palmeiras. Com a derrota, o Bahia segue na lanterna, com apenas três pontos.
Grupo B
Santos 2 x 3 Athletico-PR
Em confronto direto na briga pela classificação, o Furacão levou a melhor e vai voltar para Curitiba com mais três pontos. A equipe visitante largou na frente aos 28 minutos do primeiro tempo, depois de uma saída errada do Peixe, Renan Viana recebeu no meio da área e não perdoou. Ainda antes do intervalo, o camisa 9 rubro-negro voltou a balançar as redes ampliando a vantagem parananese, aos 39. Após as conversas nos vestiários, Miguel, aos 14 minutos, diminuiu para o Santos. Pouco mais de dez minutos depois, Kawan, de pênalti, fez 3 a 1 para o Athletico. Também com a bola na marca da cal Miguel anotou mais um para o time da casa e deu números finais ao duelo.
A vitória fora de casa deixa o Furacão com 16 pontos e momentaneamente na liderança do grupo. Já o Santos é o quarto colocado, com 13 pontos.
Red Bull Bragantino 3 x 0 Grêmio
As equipes entraram em campo buscando a sobrevivência na competição. Tentando fazer valer o mando de campo, o Bragantino foi mais perigoso no início do confronto e teve boas chances com Kauan Martins e Talisson. Depois dos 25 minutos, foi a vez do Tricolor aparecer mais no ataque, principalmente em jogadas de Ronald Barcellos. Se o 0 a 0 prevaleceu nos primeiros 45 minutos, no segundo tempo a história foi diferente. Retomando o controle das ações, os mandantes abriram a contagem, logo aos cinco, em cobrança de pênalti de Gustavo Neves. Dez minutos depois, o meia do Massa Bruta teve mais uma oportunidade e novamente não perdoou. Sem tirar o pé do acelerador, o Bragantino seguiu pressionando e, aos 28, Marquinhos recebeu ótimo lançamento de Kauã Alves e fechou a contagem no Nabi Abi Chedid: 3 a 0.
Feito o dever de casa, o Massa Bruta soma agora 11 pontos e vai para última rodada com chances de classificação. Enquanto com a derrota, o Tricolor segue com nove pontos e está fora da segunda fase.
Fluminense 1 x 1 Chapecoense
Cariocas e catarinense protagonizaram o único empate do dia. No Rio de Janeiro, Lucas Alves colocou a Chape em vantagem, aos 15 minutos de jogo. Enquanto, depois do intervalo, foi a vez do Tricolor balançar as redes com Luan Brito, aos 11 minutos. O resultado deixa o Fluminense com nove pontos e na sétima posição, a equipe carioca não tem mais chances de avançar para o mata-mata. Enquanto a Chapecoense aparece na lanterna do grupo, com três pontos.