No dia 1° de janeiro de 1931, o Esporte Clube Bahia foi fundado. Sob o slogan “Nascido para vencer”, o Tricolor de Aço teve sua história de glórias iniciada após reunião na casa n° 57 da Rua Carlos Gomes, em Salvador (BA), e completa 92 anos neste domingo.
No dia 8 de dezembro de 1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis, além de um da Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, na capital baiana, discutem a formação de um novo time de futebol. Quatro dias depois, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. Naquela reunião, foram definidas as cores da Bahia para o novo clube (branco, azul e vermelho).
O Bahia nasceu com presença de profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes. O médico Waldemar Costa foi considerado o primeiro presidente. A primeira partida aconteceu em 1º de março de 31, contra o Ypiranga: triunfo por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany. O duelo durou 20 minutos e foi válido pelo Torneio Inicio do Estadual.
A CBF parabeniza a todos os funcionários, jogadores e torcedores do Tricolor Baiano pela contribuição prestada ao futebol e deseja muitas glórias no futuro. Parabéns!