“Desde que começou a treinar, foi mudança atrás de mudança”, destaca mãe de atleta paralímpico beneficiado com programa do Governo de MT

Abraão Siqueira, de 11 anos, que mora em Paranatinga, participou de paralimpíada e tem obtido resultados significativos no esporte

Fonte: Amanda Monteiro | Secel-MT

Foto: Gov. MT
Foto: Gov. MT

Beneficiado com o Programa Pontos de Esporte e Lazer, edital do Governo de Mato Grosso, oparatletaAbraão Siqueira, de 11 anos, que mora em Paranatinga, tem obtido resultados significativos no esporte. Ele pratica paratletismo há três anos e, desde então, vem evoluindo consideravelmente, como destaca a mãe dele, Evanize Siqueira.

“Desses três anos para cá, desde que começou a treinar foi mudança atrás de mudança e a interação dele está sendo muito boa. O Abraão está pegando na mão das pessoas que nunca viu e abraça todo mundo. Antes, o que ele fazia era correr”, afirmou.

Abraão conquistou medalhas de prata em duas provas, arremesso de peso e lançamento de pelota na classe F40, categoria sub14, nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Brasília, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro.

A mãe do atleta, que tem nanismo e deficiência intelectual, contou que o objetivo da família era que que ele interagisse com outras pessoas através do esporte, mas que se surpreendeu com os resultados dele na competição.

“A gente sempre subestima o intelectual do Abraão e ele estava lá para disputar com os outros atletas de igual para igual. O objetivo dele era a competição”, comemora.

Abraão faz parte da Associação Desportiva de Paranatinga (377 km de Cuiabá).

A professora e coordenadora da Adesp, Andressa Carvalho, comemora o resultado e credita ao Governo do Estado a inclusão dos atletas paralímpicos.

“O Governo deu essa oportunidade para todos, não só para quem já é bom no esporte, mas também para quem inicia. A nossa associação não tem outra ajuda a não ser o Governo do Estado e é uma mão que faz toda a diferença”, destaca a professora. desde que comecou a treinar foi mudanca atras de mudanca destaca mae de atleta paralimpico beneficiado com programa do governo de mt interna 1 2023 09 11 582668289 A Adesp existe há cinco anos e promove esporte e inclusão para pessoas de todas as idades, além das competições paralímpicas nacionais para crianças com deficiências (mental, visual ou física).

“Entramos com as documentações e através desse edital importantíssimo da Secel, o Pontos de Esporte e Lazer, a vida de alguns alunos que tínhamos naquele momento e a de novas crianças, mudou”, ressaltou Andressa.

O projeto, segundo ela, tem duas linhas de trabalho.

“Atendemos aquele aluno que a mãe deseja apenas a melhoria na qualidade de vida, mas a gente também tem a turma de treinamento, pois tem criança com deficiência que fala: ‘eu quero essa oportunidade'”, declarou.

Pontos Esporte e Lazer

O edital tem por objeto fomentar 40 projetos propostos por Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com atuação comprovadas em atividades esportivas e de lazer há pelo menos dois anos e que venham atender ao interesse social e coletivo.

Paralimpíadas Escolares

O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), levou 34 atletas para participar da II regional das Paralimpíadas Escolares 2023, e o resultado foi a conquista de 50 medalhas, sendo 31 de ouro, 17 de prata e duas de bronze, nas modalidades atletismo, bocha e natação.

Coordenada por membros da Secel, a delegação era composta por 61 membros, entre eles atletas, técnicos e stafs das cidades de Araputanga, Brásnorte, Cáceres, Canarana, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga e Várzea Grande.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.