Medalhista olímpico, recordista e campeão mundial de natação, Fernando Scherer, o Xuxa, conheceu nesta segunda-feira (02) de manhã o projeto Nós Podemos Nadar, de Lucas do Rio Verde. O ex-atleta veio ao município cumprir agenda profissional e foi convidado a conhecer o projeto, que atende mais de 1,3 mil alunos, entre crianças e adolescentes.
Durante a visita, Xuxa conheceu um pouco da estrutura do projeto, coordenado pelo professor Eltron Moreira. Ao se dirigir aos alunos do Nós Podemos Nadar, Scherer falou sobre sua trajetória e a importância da dedicação para alcançar seu sonho. Ele iniciou a prática esportiva aos 14 anos, por questões de saúde, mas encontrou bem mais que a melhora na qualidade de vida. Com o passar dos anos conquistou títulos e se qualificou para competições internacionais, entre panamericanos e Jogos Olímpicos. Nesses últimos conquistou medalhas em provas individual e em equipe.
“Nas olimpíadas o que aparece na TV? São provas de 50 ou 100 metros. Só isso. Mas vocês sabem quantos metros eu treinava por dia”, provocou o ex-nadador, dirigindo-se ao público. “Pode apostar, não é vestibular, não vai reprovar”, emendou, sugerindo que as pessoas apostassem alto, bem mais que os 3 mil metros ditos por um dos estudantes. “12 mil metros por dia e até 16 mil. Vai e volta várias vezes, até estar preparado”, disse, para surpresa das pessoas.
Xuxa recomendou que os participantes do projeto treinem com desejo de melhorar sempre, sem reclamar, agradeçam sempre pela oportunidade e evitem comportamentos que possam prejudicar seu desempenho pessoal e esportivo, entre eles a alimentação. “Acredite no teu sonho e faça o que tem que ser feito todo dia, independente da vontade, do momento, sabendo que o sonho a longo prazo vai ser muito mais valioso e saber que a recompensa momentânea não é tão valiosa quanto a recompensa a longo prazo”.
O ex-atleta também elogiou o projeto, citando que esporte não é apenas sobre medalha. “A medalha é uma consequência de quem sonhou com a medalha. O esporte é uma base ligada a educação, de formação de caráter, porque no esporte é derrota, é alegria, é tristeza, é frustração, é lidar com dor, é lidar com aprender”, pontuou. “Eu acho que o esporte tem tanto atributo a ser ensinado, que o esporte deveria ser ligado a educação em todos os conceitos, em todas as escolas, em todos os estados, cidades e em todo o país na verdade. Então, tá de parabéns esse projeto de ter mil e quinhentas crianças, adolescentes, jovens que podem moldar o seu caráter através do esporte ligado à educação pra que torne uma pessoa com todos esses atributos e valores”.
Para o coordenador do projeto, Eltron Moreira, disse que a visita de Scherer é histórica tendo em vista se tratar de um atleta olímpico, de competições internacionais, e que conquistou diversas medalhas. “Pra nós professores, já é emocionante, imagina pra essas crianças em poder ter visualmente um contato com um atleta de tão grande porte. O Nós Podemos Nadar é um projeto que está em desenvolvimento, por mais que tenha completado 26 anos. Ver um atleta de alto desempenho motiva e essa motivação o aluno leva pra dentro da piscina, leva para as competições, porque ela vê que é possível chegar lá, alcançar seu sonho”.
O secretário de Esportes e Lazer, André Matto, foi dar boas vindas a Fernando Scherer. Segundo ele, receber o medalhista olímpico é retrato da importância que o desporto luverdense vai demonstrando ao longo dos anos. “Acho que todas as modalidades luverdenses estão se destacando a nível nacional, e a natação é uma delas, e é um projeto de base forte que Lucas do Rio Verde vem fazendo e vai colher os frutos lá na frente. Vamos ter orgulho de ver bastante atletas em competições nos próximos anos”, comentou.