De passagem por Lucas do Rio Verde, ex-nadador olímpico visita projeto social

Fonte: CenárioMT

xuxa

Medalhista olímpico, recordista e campeão mundial de natação, Fernando Scherer, o Xuxa, conheceu nesta segunda-feira (02) de manhã o projeto Nós Podemos Nadar, de Lucas do Rio Verde. O ex-atleta veio ao município cumprir agenda profissional e foi convidado a conhecer o projeto, que atende mais de 1,3 mil alunos, entre crianças e adolescentes.

Durante a visita, Xuxa conheceu um pouco da estrutura do projeto, coordenado pelo professor Eltron Moreira. Ao se dirigir aos alunos do Nós Podemos Nadar, Scherer falou sobre sua trajetória e a importância da dedicação para alcançar seu sonho. Ele iniciou a prática esportiva aos 14 anos, por questões de saúde, mas encontrou bem mais que a melhora na qualidade de vida. Com o passar dos anos conquistou títulos e se qualificou para competições internacionais, entre panamericanos e Jogos Olímpicos. Nesses últimos conquistou medalhas em provas individual e em equipe.

“Nas olimpíadas o que aparece na TV? São provas de 50 ou 100 metros. Só isso. Mas vocês sabem quantos metros eu treinava por dia”, provocou o ex-nadador, dirigindo-se ao público. “Pode apostar, não é vestibular, não vai reprovar”, emendou, sugerindo que as pessoas apostassem alto, bem mais que os 3 mil metros ditos por um dos estudantes. “12 mil metros por dia e até 16 mil. Vai e volta várias vezes, até estar preparado”, disse, para surpresa das pessoas.

Xuxa recomendou que os participantes do projeto treinem com desejo de melhorar sempre, sem reclamar, agradeçam sempre pela oportunidade e evitem comportamentos que possam prejudicar seu desempenho pessoal e esportivo, entre eles a alimentação. “Acredite no teu sonho e faça o que tem que ser feito todo dia, independente da vontade, do momento, sabendo que o sonho a longo prazo vai ser muito mais valioso e saber que a recompensa momentânea não é tão valiosa quanto a recompensa a longo prazo”.

xuxa projeto

O ex-atleta também elogiou o projeto, citando que esporte não é apenas sobre medalha. “A medalha é uma consequência de quem sonhou com a medalha. O esporte é uma base ligada a educação, de formação de caráter, porque no esporte é derrota, é alegria, é tristeza, é frustração, é lidar com dor, é lidar com aprender”, pontuou. “Eu acho que o esporte tem tanto atributo a ser ensinado, que o esporte deveria ser ligado a educação em todos os conceitos, em todas as escolas, em todos os estados, cidades e em todo o país na verdade. Então, tá de parabéns esse projeto de ter mil e quinhentas crianças, adolescentes, jovens que podem moldar o seu caráter através do esporte ligado à educação pra que torne uma pessoa com todos esses atributos e valores”.

Para o coordenador do projeto, Eltron Moreira, disse que a visita de Scherer é histórica tendo em vista se tratar de um atleta olímpico, de competições internacionais, e que conquistou diversas medalhas. “Pra nós professores, já é emocionante, imagina pra essas crianças em poder ter visualmente um contato com um atleta de tão grande porte. O Nós Podemos Nadar é um projeto que está em desenvolvimento, por mais que tenha completado 26 anos. Ver um atleta de alto desempenho motiva e essa motivação o aluno leva pra dentro da piscina, leva para as competições, porque ela vê que é possível chegar lá, alcançar seu sonho”.

O secretário de Esportes e Lazer, André Matto, foi dar boas vindas a Fernando Scherer. Segundo ele, receber o medalhista olímpico é retrato da importância que o desporto luverdense vai demonstrando ao longo dos anos. “Acho que todas as modalidades luverdenses estão se destacando a nível nacional, e a natação é uma delas, e é um projeto de base forte que Lucas do Rio Verde vem fazendo e vai colher os frutos lá na frente. Vamos ter orgulho de ver bastante atletas em competições nos próximos anos”, comentou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.