Cris Gambaré é a nova Coordernadora Técnica das Seleções Brasileiras Femininas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da Confederação Brasileira de Futebol.
Com quase três décadas dedicadas ao futebol feminino, Cris Gambaré terá a importante missão de colaborar de forma estreita com os técnicos das Seleções Brasileiras Femininas, além de planejar e estruturar o calendário das equipes nacionais, visando a um desempenho cada vez mais competitivo.
Ednaldo Rodrigues destacou a chegada de Cris Gambaré, ressaltando sua confiança na competência e capacidade da nova coordenadora para desempenhar suas funções de forma exemplar.
“Já tínhamos esse desejo há muito tempo e conseguimos agora. Queremos que você possa desenvolver tudo aquilo que conhece em relação ao futebol feminino no país. A CBF vai fazer fora de campo uma seleção de pessoas que possam conquistar os objetivos que a gente almeja, principalmente nesse ciclo que vai das Olimpíadas até a Copa do Mundo em 2027 que, se Deus quiser, esperamos que seja no Brasil”, declarou o presidente.
“Foi muito importante a parceria e a relação que a CBF mantém com os clubes e, principalmente, com o Corinthians, através do presidente Augusto Melo. Ele foi muito sensível no que diz respeito à importância do fortalecimento do futebol feminino no Brasil e principalmente da Seleção Brasileira. A Cris terá toda a liberdade e independência de reforçar esse time fora de campo com outras mulheres tão competentes quanto ela. Que possamos fazer com que o futebol feminino no Brasil seja cada vez mais fortalecido”, prosseguiu Ednaldo.
Cris trabalhará com nomes já conhecidos por ela, como o técnico Arthur Elias, que assumiu recentemente o comando da Seleção Brasileira Principal. Com histórico vitorioso, a nova coordenadora pretende promover a integração entre as Seleções para que o Brasil consiga alcançar o novamente o pódio mundial.
“Estou lisonjeada em construir essa nova base e realmente trazer o melhor para o Brasil. É a garantia de que o futebol feminino veio para ficar e com apoio. Saio de uma grande instituição para entrar em outra, sabendo que vou ter grandes pessoas ao lado, grandes parceiros para que a gente siga rumo a um único objetivo que é elevar o nome da Seleção Brasileira Feminina e realmente fazer o melhor trabalho na modalidade dentro do nosso país”, ela disse.
“Que a gente consiga fazer o melhor para todas as categorias. Com o trabalho coletivo, constante e com muita energia vamos alcançar os objetivos. Para isso, vamos entender nossos pares, avaliar como está cada situação e começar a direcionar para onde nós queremos ir, desde as Olimpíadas, que é algo próximo, até a Copa do Mundo, que é logo mais. O trabalho tem que ser constante e como muita energia para que a Seleção brilhe”, completou Cris.
Quem é Cris Gambaré?
Cris Gambaré teve uma trajetória marcante no Corinthians. Antes de assumir oficialmente o futebol feminino do clube, ela era conselheira da equipe paulista, onde passou 11 anos. No entanto, após a ruptura de contrato do Corinthians com o Osasco Audax em 2018, ela foi realocada para o setor, em que estruturou a modalidade dentro do clube – que hoje é referência nacional. O seu trabalho de sucesso despertou o interesse da Confederação Brasileira de Futebol, que a convidou para ocupar o cargo de coordenadora.
Cris teve grandes conquistas no clube paulista. Com a equipe profissional, foi vencedora do Brasileirão Feminino em cinco ocasiões, nos anos de 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. Foi campeã da Supercopa nas três edições da competição e também conquistou o tetracampeonato da CONMEBOL Libertadores Feminina (2017, 2019, 2021 e 2023), além de ter erguido o troféu do Paulistão em cinco oportunidades.