O retorno do Brasileirão Feminino está próximo. Nesta quarta-feira (3), serão disputados todos os jogos da 14ª rodada, a penúltima da primeira fase. A data marca o reinício da competição após ficar pouco menos de dois meses paralisada por conta da CONMEBOL Copa América Feminina Colômbia 2022. Mas isso não significa que as principais estrelas da competição pararam de brilhar nos gramados, já que o torneio contou com a presença de 23 atletas que atuam na elite do futebol feminino no Brasil.
A Canarinho, grande campeã da Copa América, teve 12 jogadoras atuando em clubes do Brasileirão Feminino Neoenergia. A equipe que mais cedeu atletas brasileiras para a atual edição do campeonato foi o Corinthians, com quatro: Tamires, Luana, Adriana e Gabi Portilho. Logo em seguida veio o Palmeiras, com três atletas: Ary Borges, Duda Santos e Bia Zaneratto. Lorena (Grêmio), Natascha (Flamengo/Marinha), Fê Palermo (São Paulo), Duda (Flamengo/Marinha) e Duda Sampaio (Internacional) fecham a lista verde e amarela.
A segunda seleção que mais tem jogadoras atuando no Brasileirão Feminino Neoenergia é o Paraguai, com Verónica Riveros, do São José, Fabíola Sandoval e Camila Arrieta, ambas do Avaí/Kindermann, e Fany Gauto, da Ferroviária. Em seguida vem a Argentina, que convocou Agustina Barroso, do Palmeiras, Eliana Stabile, do Santos, e Soledad Jaimes, do Flamengo.
O Uruguai pôde contar com duas atletas, mesma quantidade da Colômbia. As celestes tiveram Karol Bermúdez e Luciana Gómez, ambas do Atlético Mineiro. Vice-campeãs sul-americanas, a as colombianas chegaram ao resultado com a ajuda de duas atletas conhecidas em solo brasileiro. Tanto Mónica Ramos, do Grêmio, quanto Liana Salazar, do Corinthians, fizeram parte da campanha que deu as vagas para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos às cafeteras.
As duas últimas rodadas da primeira fase do Brasileirão Feminino Neoenergia ocorrem na quarta (3) e no sábado (7). Apenas oito equipes se classificam para a segunda fase da competição. Até o momento, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Corinthians já garantiram suas vagas.
Jogadoras do Brasileirão Feminino Neoenergia na Copa América
Brasil: Adriana (Corinthians), Ary Borges (Palmeiras), Bia Zaneratto (Palmeiras), Duda Francelino (Flamengo/Marinha), Duda Sampaio (Internacional), Duda Santos (Palmeiras), Fê Palermo (São Paulo), Gabi Portilho (Corinthians), Lorena (Grêmio), Luana (Corinthians), Natascha (Flamengo/Marinha) e Tamires (Corinthians).
Paraguai: Camila Arrieta (Avaí/Kindermann), Fabíola Sandoval (Avaí/Kindermann), Fany Gauto (Ferroviária) e Verónica Riveros (São José).
Argentina: Agustina Barroso (Palmeiras), Eliana Stabile (Santos) e Sole Jaimes (Flamengo/Marinha).
Uruguai: Karol Bermúdez (Atlético-MG) e Luciana Gómez (Atlético-MG).
Colômbia: Mónica Ramos (Grêmio) e Liana Salazar (Corinthians).