Existem currículos que falam por si. Campeã mundial júnior, universitária e adulta. Bronze nos mundiais de Jeju (2001), Pequim (2007) e Copenhagen (2009). Primeira medalhista olímpica da história do Brasil no taekwondo, com um bronze conquistado nos Jogos de Pequim, na China, em 2008, na categoria +67kg. Protagonista de uma geração que levou o taekwondo à lista dos esportes olímpicos de destaque no Brasil, a paranaense Natália Falavigna é a 20ª integrante do grupo de personalidades esportivas escaladas como Embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021. O megaevento reunirá 6,2 mil atletas de 12 a 14 anos de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
“Eu me senti honrada com o convite da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Principalmente pela lembrança do taekwondo. Acima do convite para mim, me deixa muito feliz ver que o taekwondo está entre as modalidades contempladas, que está nos planos da secretaria e que isso vai dar oportunidade a vários jovens atletas de verem a disseminação do nosso esporte”, afirmou a ex-atleta, que atualmente é coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo.
“Acho que isso mostra que o caminho, o suor, o trabalho que realizamos realmente teve frutos e a modalidade cresce como um todo e pode transformar a vida de muitas pessoas, como transformou a minha”, completou Natália.
Além dela, o grupo de embaixadores dos JEB’s conta com outras seis mulheres: a levantadora Fofão, campeã olímpica pela Seleção Brasileira em 2008, Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica no basquete), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo, com o título no salto em distância, em 2008), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia em 1996), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística).
O elenco também reúne os craques do futebol Thiago Silva, Emerson Sheik e Zico, além da estrela do futsal Falcão. A lista contempla ainda Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias, o Mineirinho (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).
Com informações do Ministério da Cidadania