O Brasileirão Feminino conheceu neste domingo (7) os oito classificados para a segunda fase da edição 2022. Palmeiras, São Paulo, Internacional, Corinthians, Flamengo e Real Brasília entraram em campo nesta última rodada com a vaga garantida matematicamente. Outras cinco equipes disputavam as duas vagas restantes: Ferroviária, Grêmio, Santos, Avaí/Kinderman e Atlético-MG. Todos os jogos foram realizados às 11h.
Palmeiras, São Paulo e Internacional desejavam a liderança da primeira fase do Brasileirão Feminino 2022. Com a goleada de 4 a 1 sobre a Esmac, o Verdão seguiu na ponta com 37 pontos conquistados e apenas duas derrotas em 15 jogos.
A Ferroviária foi para a última rodada precisando apenas de suas próprias forças para garantir a classificação. Fora de casa, contra o já rebaixado Cresspom, a Ferrinha atropelou as brasilienses por 5 a 0.
O Grêmio também precisava vencer seu jogo para ficar com a vaga. Recebeu o atual campeão Corinthians em casa e empatou por 2 a 2. O ponto conquistado foi suficiente para passar de fase já que o Santos não conseguiu vencer o duelo contra o Flamengo.
As Sereias da Vila venciam o confronto até os 43 minutos do segundo tempo, com gol marcado por Brena. Mas as rubro-negras arrancaram um empate com gol de Duda e eliminou a equipe do litoral paulista.
As chances de classificação de Avaí/Kinderman e Atlético-MG eram bem remotas. A equipe catarinense até venceu seu jogo contra o Internacional por 2 a 1, mas dependia de outros resultados. As mineiras perderam o confronto contra o classificado Real Brasília por 3 a 2 e despediram-se da disputa.
Os quatro times rebaixados no Brasileirão Feminino Neoenergia estavam definidos ao fim da 14ª rodada. São José, Esmac, Cresspom e Red Bull Bragantino disputarão Brasileirão Feminino Binance A-2 em 2023.
Classificados para a próxima fase do Brasileirão Feminino Neoenergia:
Palmeiras
São Paulo
Internacional
Corinthians
Real Brasília
Flamengo
Ferroviária
Grêmio