Abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses tem show de manobras aéreas

Evento reúne 42 delegações de Mato Grosso e movimenta a cidade com competições de futsal, vôlei, basquete e handebol

Fonte: CenárioMT

abert jogos escolares
Público aproveitou para registrar o show de manobras aéreas durante abertura dos Jogos Escolares etapa estadual

Começou nesta quinta-feira (25) em Lucas do Rio Verde os Jogos Escolares Mato-grossenses. O evento, que se estende até o dia 31 de julho, contará com a participação de 42 delegações de várias regiões do estado, competindo em quatro modalidades (futsal, vôlei, basquete e handebol) nas categorias masculino e feminino.

A abertura da competição foi realizada próximo ao Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. A escolha do espaço foi para permitir um dos pontos altos do evento, um show de manobras aéreas. A cerimônia começou com as entradas das delegações e, após a entoação do Hino Nacional Brasileiro, atletas e o público presente assistiram a diversas acrobacias realizadas pelo piloto Agnaldo. O comandante executou várias manobras, arrancando aplausos do público.

Em seguida o protocolo teve sequencia, com pronunciamento de autoridades, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica.

A partir de amanhã as disputas acontecem em quatro diferentes espaços esportivos do município. O basquetebol será disputado no Ginásio Pimpão e o handebol no Ginásio Didé Martins. As partidas de futsal ocorrem no Ginásio Rio Verde e as de voleibol no Ginásio Ernesto Zortéa.

No total, 89 equipes escolares de 42 municípios mato-grossenses, reunindo cerca de 1,1 mil atletas, competem na etapa estadual da competição. Campeãs nas etapas regionais de sua modalidade e gênero, as equipes agora competem pelos títulos de campeãs mato-grossenses e as respectivas vagas para representar o Estado na fase nacional.

Responsabilidade

Para André Matto, secretário de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde, receber um evento deste porte é motivo de grande orgulho e responsabilidade. “É uma satisfação enorme para nós recebermos os Jogos Estudantis em nosso município. Este é o maior evento escolar de esportes para a faixa etária de 12 a 14 anos, devido ao grande número de municípios participantes. Estamos empenhados em entregar um evento de qualidade que enobreça o campeonato e mantenha a tradição de Lucas do Rio Verde em sediar grandes competições”, afirmou Matto.

Já o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, David Moura, enfatiza a importância das parcerias para o sucesso do evento e a relevância do esporte na formação dos jovens. “Este é o segundo ano consecutivo que o município recebe os Jogos Estaduais, e isso só é possível graças à colaboração entre o município e o governo de Mato Grosso. Mais de 1.200 atletas de 42 municípios estão aqui para competir nas modalidades que amam. O esporte é transformador e queremos que esses jovens se inspirem para, quem sabe, um dia chegarem a uma Olimpíada”, afirmou Moura, que tem em seu currículo de judoca, conquistas em panamericanos e campeonatos mundiais de judô.

Expectativa de conquistas

Matto diz que há uma expectativa boa em relação a conquistas das equipes que representam Lucas do Rio Verde e que vêm se destacando no cenário esportivo estadual nos últimos anos, especialmente nas categorias de base. Ele destaca que o município tem chances reais de conquistar troféus em diversas modalidades. “Nos últimos três ou quatro anos, vimos um salto gigantesco no desenvolvimento esportivo da nossa cidade. Temos representação nas oito modalidades possíveis, e embora o voleibol e o handebol tenham se sobressaído recentemente, todas as equipes têm chance de brilhar. O crescimento dessas modalidades, especialmente o handebol masculino, tem sido notável”, destacou o secretário.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.