Qual é o dia certo para montar a árvore de natal

Fonte: CenárioMT

Árvore de natal
O Natal que é comemorado no dia 25 de dezembro, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo. A festa relembra o nascimento de Jesus Cristo em Belém, na atual Cisjordânia.

O Natal é um período marcado por muitas tradições que incluem as decorações natalinas, a decoração da Árvore de Natal, a troca de presentes e a realização da Ceia de Natal. No aspecto religioso, a Igreja Católica também realiza uma missa conhecida como Missa do Galo. Apesar de ser uma festividade cristã, o Natal também é celebrado secularmente como momento de ressaltar valores como a união e o amor. E você sabe Quando montar a árvore de Natal? Confira neste post o dia certo para montar e o dia para desmontar sua árvore de natal segundo as tradições.

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal?

Trata-se de uma prática originária da Antiguidade que tornava a árvore uma parte importante de rituais religiosos. Esse símbolo atual, provavelmente, inspirou-se em uma celebração dos nórdicos antigos que celebravam o Yule ou Jól no período do solstício de inverno (21 de dezembro). Nessa festividade nórdica, um pinheiro era utilizado como decoração, sendo um importante símbolo de fertilidade.

De acordo com a tradição cristã, a árvore deve sempre ser montada no primeiro domingo do Advento. No calendário religioso, esse período compreende as quatro semanas que antecedem o Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Portanto, em 2021, essa data é dia 28 de novembro.

E quando desmontar a árvore de Natal?

Agora, com relação à desmontagem da árvore natalina, a data não se altera ano a ano. A mesma tradição diz que ela e todos os demais enfeites de Natal devem ser guardados em 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. Foi nessa data que os três Reis Magos conheceram o menino Jesus e lhe entregaram presentes.

Presépio

O Presépio é aquela representação, em escultura, do nascimento de Jesus em uma manjedoura. Essa é uma prática muito comum entre os cristãos e foi criada por São Francisco de Assis, em 1223, durante uma pregação natalina no interior da Itália. Foi utilizado por São Francisco para facilitar a compreensão daqueles que ouviam sua pregação sobre o nascimento de Jesus. A prática caiu nas graças da população, espalhou-se pela Europa e permanece até hoje.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.