O fotógrafo Marcelo Camargo, da Agência Brasil, conquistou menção honrosa no prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (IAPA) pela série “Ancestral Firefighters”. As imagens destacam o esforço dos brigadistas da comunidade quilombola Kalunga no combate a incêndios no Pantanal em 2024.
O prêmio Excelência no Jornalismo 2025 inclui 12 categorias e 24 menções honrosas, celebrando a diversidade e a qualidade do jornalismo nas Américas e na Espanha.
“Fico feliz que as fotos deem visibilidade ao trabalho dos brigadistas Kalunga. Registrar o uso do conhecimento ancestral no manejo do fogo durante as queimadas foi um desafio gratificante”, afirmou Camargo.
A cerimônia de premiação ocorrerá na 81ª Assembleia Geral da IAPA, entre 16 e 19 de outubro, em Punta Cana, República Dominicana.
“O trabalho de Marcelo evidencia a importância de manter o olhar voltado para os povos tradicionais. As comunidades quilombolas, junto com os indígenas, sentem os efeitos das mudanças climáticas e possuem saberes fundamentais para enfrentar esses desafios”, destacou Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Reconhecimento recente
O fotojornalismo da EBC tem sido premiado com frequência. Em 2024, Paulo Pinto e Fernando Frazão receberam reconhecimento no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, enquanto Paulo Pinto também foi destaque no 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog e figurou entre os jornalistas mais premiados do ano, segundo o ranking do portal Jornalistas & Cia.

















