A lista oficial da Première Brasil, mostra competitiva de longas e documentários nacionais do Festival do Rio, foi divulgada nesta terça-feira (2) e confirmou um marco histórico: 320 produções brasileiras se inscreveram para a edição de 2025, que acontece de 2 a 12 de outubro.
De acordo com a diretora do festival, Ilda Santiago, esta é a maior seleção já realizada. Estamos muito felizes por ter a maior Première Brasil em número de inscritos e também em quantidade de filmes escolhidos. São 124 títulos que reforçam o talento e a diversidade do cinema brasileiro
, destacou.
Entre os longas de ficção selecionados estão A Vida de Cada Um, de Murilo Salles; Cyclone, de Flavia Castro; Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher; Coração das Trevas, de Rogério Nunes; Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte; e Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar.
O festival também traz a estreia de documentários como Apolo, dirigido pela atriz Tainá Müller, Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins, Honestino, de Aurélio Michiles, além de Massa Funkeira, de Ana Rieper.
Além da mostra competitiva, o evento exibe obras inéditas no Brasil que passaram pelo Festival de Cannes, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira.
Com categorias que incluem ficção, documentário, retratos, clássicos, novos rumos, séries e curtas, a programação reflete o vigor da produção nacional e reforça o papel do Festival do Rio como vitrine internacional do cinema brasileiro.


















