Copacabana reúne 2,6 milhões de pessoas na virada do ano no Rio

A festa de Ano Novo na orla carioca superou o público do ano anterior e confirmou o Rio como um dos maiores destinos da virada no mundo.

Reconhecida pelo Guinness World Records como o maior réveillon do planeta, a virada do ano em Copacabana reuniu 2,6 milhões de pessoas, segundo estimativa da prefeitura do Rio de Janeiro. O público superou o registrado na passagem para 2025, quando cerca de 2,5 milhões de moradores e turistas estiveram na orla.

O ponto alto da celebração foi a queima de fogos considerada a maior já realizada na cidade. Ao todo, 19 balsas foram distribuídas ao longo da praia, quase o dobro do ano anterior, iluminando o céu do Rio por 12 minutos.

Em Copacabana, três palcos concentraram grande parte do público. O principal deles, o Palco Rio, foi montado em frente ao Copacabana Palace. Somadas as demais áreas de comemoração organizadas pelo município, o total chegou a 5,1 milhões de pessoas celebrando a chegada de 2026, em 13 palcos espalhados pela capital fluminense.

Após a meia-noite, o público acompanhou um espetáculo com 1,2 mil drones, considerado o maior do tipo já realizado em eventos de grande porte na América Latina. As imagens formadas no céu homenagearam símbolos da cidade e foram sincronizadas com a queima de fogos, ao som do DJ Alok.

Os shows musicais reuniram grandes nomes da música brasileira. Gilberto Gil contou com a participação de Ney Matogrosso, enquanto Belo dividiu o palco com Alcione. João Gomes recebeu a cantora Iza e agradeceu a recepção do público carioca, destacando suas origens no Nordeste.

No Palco Samba, se apresentaram artistas como Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e o Bloco da Preta. As escolas de samba Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio encerraram a programação, mantendo o clima festivo até o fim da noite.

A programação também incluiu apresentações de música gospel no Palco Leme, com Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e o Grupo Marcados. Fora de Copacabana, outros dez palcos levaram shows a bairros das zonas sul, norte e oeste, além da Ilha de Paquetá.

Para garantir o funcionamento do evento, cerca de 7,5 mil agentes de 11 órgãos municipais atuaram em áreas como transporte, segurança, limpeza e atendimento de emergência. O monitoramento contou com 700 câmeras, sendo 307 instaladas apenas em Copacabana, incluindo novos equipamentos com superzoom.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.