Veículos de carga articulados poderão trafegar à noite na BR 163 entre MT e PA

Para circular no período noturno, os transportadores interessados deverão solicitar, a partir de 20 de agosto, autorização específica ao DNIT

Fonte: CenárioMT com assessoria

manifesto praca de pedagio BR 163 152
Foto: CenárioMT

Produtores de grãos do Mato Grosso podem contar, a partir desse mês, com uma nova vantagem estratégica escoamento das safras com destino aos portos do Pará. Um acordo entre a Via Brasil BR-163, concessionária que administra o trecho da rodovia federal entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), permite a liberação da autorização para tráfego de veículos articulados no período entre o pôr-do-sol e o amanhecer.

Esses veículos de carga articulados, entre eles os mais conhecidos as “carretas 9 eixos”, poderão solicitar, a partir do final deste mês, autorização para transitar à noite, o que antes era proibido pela legislação. Com a autorização, a expectativa é de redução de custo para produtores e, ao mesmo tempo, aumento da competividade dos portos Arco Norte, localizados no Pará.

“Há diversos benefícios significativos para transportadores e a sociedade. Para transportadores, nesse horário não há previsão de obras com interdição de faixas, portanto, os motoristas têm pista livre para realizar mais viagens durante o mês”, destaca Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163. “As cidades ao longo do trecho vão ganhar mais dinamismo econômico, com maior geração de empregos e tributos para que as prefeituras possam reinvestir em prioridades locais, como saúde, educação, entre outras áreas”, arremata.

Para circular no período noturno, os transportadores interessados deverão solicitar, a partir de 20 de agosto, autorização específica ao DNIT, procedimento que estará vigente para esse tipo de atividade até o final de agosto. A concessionária instalou placas de alertas em todo o trajeto da concessão.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.