Desde que a Internet surgiu nos anos 80, o mundo sofreu transformações que antes era inimagináveis. O mercado financeiro é um exemplo disso, já que os investimentos podem ser realizados online atualmente. Isso retirou dos usuários a necessidade de ir até uma instituição bancária física para realizar algumas atividades.
Além disso, muitas outras tarefas foram facilitadas, o que permitiu um maior acesso da população ao mercado financeiro. Confira abaixo quais foram os avanços e o que se pode esperar do futuro da influência da Internet na área de investimentos.
Quais avanços têm contribuído para essa democratização?
É comum associar a Internet a uma democratização do mercado financeiro, pois as informações sobre investimentos ficaram mais acessíveis e muitas tarefas podem ser realizadas sem que seja necessário sair da sua própria casa.
O advento das plataformas de investimentos online foi um dos avanços que a Internet proporcionou para o mercado financeiro. Afinal, aplicar o dinheiro ficou mais fácil e rápido. Um dos recursos disponíveis na Internet que podemos fornecer como exemplo é o MT4, uma plataforma para aplicação de dinheiro que se destaca por ser personalizável, com uma interface amigável aos iniciantes e na qual é possível investir com apenas um clique. Além disso, os Assessores Especializados (EAs) disponíveis neste programa possibilitam que sejam aplicadas estratégias automatizadas, isso é, que os próprios algoritmos ajudem o cliente a investir melhor.
A democratização também tem acontecido através da facilidade de acesso às informações financeiras que a Internet oferece. O YouTube é um exemplo disso, já que é uma plataforma que permitiu que as pessoas tivessem acesso à vídeos sobre educação financeira. Nath Finanças é uma das influencers que ficou conhecida neste site e ela oferece dicas econômicas para pessoas de baixa renda. Atualmente ela é, inclusive, uma das figuras públicas que fazem parte do Conselhão do governo federal, contribuindo com propostas para o desenvolvimento econômico do país.
Por fim, o mercado financeiro também foi revolucionado pelo PIX, um método de pagamentos brasileiro criado pelo Banco Central que já é utilizado pela maior parte dos cidadãos. Através dele as transações são feitas de maneira imediata e sem custo. Estima-se atualmente que o número de movimentações mensais que tem sido feitas através do PIX superem os 3 bilhões.
O que podemos esperar do futuro do mercado financeiro?
O mercado financeiro digital já avançou muito nos últimos anos, mas ainda existe espaço para que aconteçam mais mudanças. Afinal, além das redes 5G já estarem presentes em mais de 80 cidades do Brasil, o que aumenta a velocidade de conexão, a inteligência artificial está com toda a força para produzir mudanças drásticas em diversos setores.
Atualmente já existe utilização da inteligência artificial nas plataformas de investimentos para tornar as aplicações de dinheiro mais certeiras. No entanto, com o avanço tecnológico cada vez maior, os algoritmos deverão ficar ainda mais sofisticados, o que permitirá uma maior eficiência nas negociações.
Além disso, é possível que os chatbots, que são os assistentes virtuais que atuam no suporte das instituições financeiras, possam oferecer uma experiência ainda mais personalizada aos usuários, respondendo às dúvidas dos clientes de forma mais aprofundada.
Pode chegar um momento, inclusive, que a própria inteligência artificial tome as decisões por si só e invista dinheiro de forma pré-programada. Isso, é claro, vai requerer que ela própria análise o mercado e os riscos envolvidos na operação.
No entanto, isso deverá demandar que a inteligência artificial tenha um maior nível de regulação por parte dos governos. No Brasil alguns juristas já estão elaborando um projeto de lei para estabelecer normas para o uso responsável dessa tecnologia.
Por isso, a Internet tem sido uma propulsora importante da democratização do mercado financeiro, que antes estava restrito aos bancos físicos e corretoras de investimentos. Com a inteligência artificial, que deverá passar a atuar mais fortemente na área de aplicações financeiras, investir deverá se tornar uma tarefa ainda mais fácil e acessível a todos.