O ano começou com energia para moradores do estado do Amapá. No mês de janeiro, o Luz Para Todos, programa do Ministério de Minas e Energia, beneficiou 400 famílias de comunidades rurais e ribeirinhas dos municípios Cupixi e Mazagão.
“O relançamento do Luz Para Todos, em agosto do ano passado, foi simbólico para o governo do presidente Lula. Seguiremos o trabalho de universalização do acesso à energia elétrica para chegar a todas as famílias. Em 20 anos, atendemos 17,3 milhões de pessoas. O programa é um exemplo de política pública que dá certo”, afirma o ministro Alexandre Silveira.
As instalações são de responsabilidade da CEA Equatorial, distribuidora do estado e executora dos contratos do Luz Para Todos. Para fazer a energia elétrica chegar aos lares dessas duas cidades, foi necessário estender a rede em 130 quilômetros e instalar 1.357 novos postes.
A previsão da distribuidora é fazer 3 mil novas ligações até o fim de março. As instalações vão ser feitas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Grande, Cutias e Itaubal.
O Luz Para Todos está inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta de 2024 é atender 75 mil unidades consumidoras com o serviço público de distribuição de energia elétrica, em todo o Brasil. Os investimentos previstos chegam à ordem de R$ 2,5 bilhões, em benefício de mais de 300 mil pessoas em áreas rurais e em regiões remotas da Amazônia Legal.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)