O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de atualizar a tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de Veículos Automotivos.
Nessa atualização, estão sete novidades e lançamentos da indústria automobilística, com destaque para os modelos elétricos.
Portanto, os modelos que entram na nova tabela são os seguintes: BYD Dolphin Mini GS EV Elétrico, Chevrolet Silverado HC 5.3 V8, o Honda CR-V Hybrid Touring 2.0 – 16V, o Renault Kardian 1.0 12V, o Citroen C3 Aircross SH 7, o Hyundai HB20 Platinum Safety 1.0-12V Turbo e a nova Chevrolet Spin (Modelo 2025).
“A atualização constante da tabela do PBE, é fundamental para garantir a eficácia como uma ferramenta na tomada de decisão dos consumidores durante o processo de compra. Por meio dessa tabela, a sociedade pode ter acesso às informações sobre os modelos e versões de produtos com menor consumo em categorias específicas”, afirma o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
A nova tabela do PBEV foi lançada em fevereiro de 2024, e faz parte da atualização da 16ª edição do programa brasileiro de etiquetagem de veículos.
Com as novas atualizações, ocorridas no último dia 22 de março, a tabela do PBEV 2024 passa a contemplar 865 modelos/versões, de 36 marcas sendo 99 modelos elétricos e 132 modelos híbridos.
Eficiência energética
A etiqueta nacional de conservação de energia, fixada nos vidros dos veículos, apresenta a classificação de eficiência energética de A (mais eficiente) a E (menos eficiente).
Além disso, informa o consumo e a autonomia dos modelos elétricos, quantos quilômetros o carro percorre com bateria carregada e os dados de emissão de gases poluentes de efeito estufa (CO2) para os modelos a combustão e híbridos.
Emissões verdes
Na classificação quanto às emissões de poluentes relativas aos limites vigentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve – Fase 7) a tabela do PBEV 2024 dá nota A àquelas marcas com menores níveis de emissão de poluentes e menor consumo energético.
Tomada de decisão
O programa de etiquetagem veicular é coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através da etiqueta ENCE, cujos produtos destaques em eficiência ganham o selo Conpet de eficiência energética, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Dessa forma, o PBEV tem o objetivo de elencar atributos como eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários à venda no Brasil.
Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a partir dessas informações, o consumidor pode tomar sua decisão de compra, de forma mais assertiva. Os resultados da análise da tabela de etiquetagem veicular, também estimulam a competitividade da indústria para produzir cada vez mais produtos eficientes e com benefícios para o consumidor final, não deixando de lado a proteção ao meio ambiente.
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)