A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do calendário de compras do consumidor brasileiro e uma das que mais geram retorno de vendas para comerciantes. No entanto estudar os preços, comparar entre lojas e decidir a melhor opção não são os únicos fatores importantes, mas também compreender o quanto de impostos estão embutidos no produto que o consumidor paga, que sem eles ou com taxas reduzidas seriam bem mais baratos.
O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e tributação – listou alguns dos produtos mais buscados pelo consumidor brasileiro para esta Black Friday, que acontece em 25 de novembro, com suas respectivas taxas de tributação.
Produto x Tributação
Playstation (vídeo game) – 72,18%
Jogos de videogame – 72,18%
Smartphone importado – 68,76%
Televisão – 44,94%
Computador (acima de R$ 3 mil) – 33,62%
iPad – Tablet – 37,79%
Geladeira – 46,21%
Fogão – 41,22%
Roupas – 34,67%
Micro-ondas – 59,37%
Tênis nacional – 44,00%
Tênis importado – 58,59%
*Para consultar a taxa de tributação de outros produtos fora dessa lista, por favor fale com a equipe de assessoria de imprensa.
Para o presidente executivo do IBPT, Dr. João Eloi Olenike, a quantidade de tributos nos valores dos produtos fica subentendida e é preciso encontrar formas de esclarecer para o consumidor o que de fato é pago pelo produto e o que é imposto. “O produto ganha um valor adicional por conta das taxas, mas é preciso entender que a Black Friday é uma data passageira, apesar de alguns itens terem carga tributária alta e poderem ser naturalmente mais em conta. Neste momento, até mesmo os lojistas precisam ter cuidado com descontos agressivos, pois nestas ofertas, os tributos não sofrem alteração”, aconselha.
Sobre o IBPT
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, foi fundado em 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao planejamento tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.
Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.