Comércio de Cuiabá e Várzea Grande pode funcionar no feriado do dia 07 de setembro, informa Associação Comercial

Lojistas, porém, deve atentar para as regras trabalhistas previstas na Convenção Coletiva do Trabalho da categoria

Fonte: Redação

comércio em cuiabá
Foto: Arquivo

O comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá abrir no próximo dia 07 de setembro, quarta-feira, data em que se celebra a Independência do Brasil. A informação é da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá).

A entidade esclarece, entretanto, que mesmo diante da autorização para a abertura, os empresários devem atentar para a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), que prevê regras específicas da categoria.

Conforme o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, dentre as obrigações trabalhistas previstas na CCT, estão a remuneração das horas trabalhadas em dobro aos funcionários, incluídas as comissões das vendas do dia, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.

“É importante lembrar aos empresários das obrigações trabalhistas previstas na CCT para evitar prejuízos futuros”, frisa o presidente.

comércio Cuiabá
Fotos: Arquivo

Órgãos públicos estaduais e municipais não terão expediente na data e os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, atuarão em regime de plantão.

Instituições bancárias, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estarão fechadas e as contas com vencimento na data poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Ficam disponíveis os serviços de caixa eletrônico, Internet Banking, Mobile Banking e de banco por telefone.

Lojistas localizados nos shoppings também podem abrir, desde que sigam as regras da CCT. As praças de alimentação funcionam das 10h às 22h e as lojas abrem das 14h às 20h.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.