Uma das maiores fabricantes de brinquedos do planeta e campeã de vendas nas lojas brasileiras por causa da boneca Baby Alive, a Hasbro perdeu a maior revendedora do setor do mundo, a Toys R Us, que está no processo final de encerramento de suas atividades nos Estados Unidos depois de se retirar do Reino Unido. Como resultado, as vendas da marca caíram 16% no começo de 2018.
Para completar, as fábricas chinesas que produzem os brinquedos da Hasbro, da Disney e da Mattel passaram a ser investigadas por autoridades internacionais depois que uma campanha de associações trabalhistas denunciou péssimas condições de trabalho. A Hasbro aposta suas fichas em 2019 no lançamento do filme Capitã Marvel, que será em março.
As vendas de ícones criados pela empresa, como o “Monopoly” e os brinquedos licenciados pela Marvel, não foram suficientes para as perdas relacionadas ao fim da Toys R Us nos EUA, que era responsável por 10% das vendas da Hasbro até o ano passado. Segundo a CNN, os executivos da empresa insistem em dizer que a redução nos lucros é uma consequência temporária do fim da loja.
“A empresa está procurando se preocupar pouco com o fim da Toys R Us, já que outros varejistas veem o momento como uma oportunidade-chave para o setor”, explicou o CEO Brian Goldner, em referência a outras redes que seguem vendendo os brinquedos da Hasbro, como o Walmart e a Target que, nos EUA, contam com 30% das vendas anuais da fabricante.
A Amazon passou a vender brinquedos nos últimos meses e deve aproveitar o sucesso de alguns produtos da empresa. No Brasil, a venda da boneca Baby Alive fez com que a empresa até se fixasse no país há alguns anos. Segundo uma pesquisa do Google, entre os três brinquedos mais procurados no buscador no país durante o Natal estão a Barbie (12,8%), o Lego (8,9%) e a Baby Alive (7,2%).
A Toys R Us tem 15% do mercado de brinquedos dos Estados Unidos e iniciou o ano com mais de 800 lojas espalhadas pelo país, mas anunciou em janeiro que fecharia 180 delas. Para a revista Fortune, especializada no varejo estadunidense, a falência da rede se deve à sua dívida de US$ 5,2 bilhões (R$ 18 bi) e, mais recentemente, à entrada de gigantes do e-commerce, como a Amazon, no mesmo ramo.
Nos Estados Unidos, o anúncio do fim das atividades da rede de lojas caiu como uma bomba. Em abril, o fundador da Toys ‘R’ Us, Charles Lazarus, morreu. Fazia uma semana que ele havia confirmado oficialmente o encerramento das atividades nos Estados Unidos e em Porto Rico. O empresário fundou a cadeia em abril de 1948 com uma pequena loja de móveis para bebês, em Washington.
A Hasbro e sua grande rival, a Mattel, brigam há anos para manter um mercado de brinquedos que perde cada vez mais espaço para smartphones, tablets e outros brinquedos tecnológicos. Especuladores já afirmam que as duas empresas, outrora grandes concorrentes, podem se juntar. Os rumores sobre a fusão voltaram no mês passado, quando Ynon Kreiz se tornou CEO da Mattel – ele já foi produtor de empresas ligadas à Disney, que tem parceria com a Hasbro.
Uma fusão significaria que a mesma fabricante de brinquedos como os bonecos “Transformers”, o “Monopoly”, o “Jogo da Vida”, o “Senhor Cabeça de Batata” e a “My Little Pony” se uniria com sua concorrente, que fabrica a “Barbie”, os carros “Hot Wheels” e os brinquedos da Fisher-Price.