Uma nova onda de calor está assolando o Brasil, e Mato Grosso não escapa. A capital, Cuiabá, deve registrar temperaturas extremas nos próximos dias, com previsão de atingir 42°C na terça-feira (20), segundo a Climatempo.
A massa de ar quente que se instalou sobre o país elevou significativamente os termômetros, em contraste com o frio registrado no início de agosto. A previsão é que o calor intenso se mantenha até o dia 22, com potencial para que novos recordes de temperatura sejam estabelecidos em diversas regiões do Brasil, incluindo Cuiabá.
Cuiabá registrou um novo recorde de calor no dia 19 de agosto, atingindo 41,8°C. A capital mato-grossense tem vivido dias de temperaturas extremas, com sensação térmica ainda maior, exigindo cuidados redobrados da população com a saúde.
Outras capitais também devem registrar altas temperaturas:
- Teresina: A expectativa é que a temperatura chegue aos 38°C.
- Campo Grande: Na terça-feira (20), a previsão é de 38°C.
- Goiânia: Os termômetros vão marcar 37°C até quinta-feira (22) e subir para 38°C no dia seguinte.
- Rio Branco: A temperatura vai subir ao longo da semana e atingir o pico de 43°C no sábado (24).
- Porto Velho: A Climatempo também prevê recorde de temperatura para a capital de Rondônia, com as temperaturas subindo gradativamente de 37°C para 45°C no domingo (25).
As temperaturas devem se manter altas até o fim do mês, mas com variação térmica brusca em um único dia: mínima de 20 ºC e máxima de 43?°C no dia 28.